quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Por que Indiana, João?, Danilo Leonardi

Atrás de uma pilastra, sentado no chão. É onde você me encontraria, se quisesse passar o intervalo das aulas comigo, mas provavelmente não ia querer. Por quê? Sei lá. Assim é o mundo e está tudo bem por mim.
Admito: tenho um pouco de preconceito com novos autores brasileiros. A questão é que alguns deles são publicados porque são populares em outras mídias, e aí as pessoas gostam dos livros pelos autores, e eu fico em dúvida se devo confiar na opinião alheia ou não. Mas a curiosidade sempre me vence, e foi assim que me vi solicitando Por que Indiana, João? para troca no Skoob. Achei que era a oportunidade perfeita: eu não precisaria gastar dinheiro com o livro e mesmo que não gostasse poderia colocar o livro para troca de novo. E, no final, eu pretendo trocá-lo, mas não porque não gostei.

O livro conta a história de João, que sofre bullying na escola. Ele é tímido, nerd e mudou para a escola há pouco tempo, sendo alvo perfeito para os valentões. Até que um dia ele revida, e um vídeo gravado da briga viraliza na internet. Ele se torna popular, mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e João tem que aprender a lidar com sua nova vida.

Basicamente, parece um enredo típico de histórias de bullying e superação, e eu estava gostando bastante da leitura. É um livro que me prendeu, fácil e rápido de ler, e dá para ler em um dia mesmo. Eu estava pensando até em dar quatro estrelas, que é uma nota alta para os meus padrões e que superaria minhas expectativas em relação ao livro. Até que... A história perdeu um pouco do rumo no final e os plot twists foram mais importantes para o autor do que a verossimilhança. No começo tudo bem, uma surpresa a gente até acha bom, mas aí ele simplesmente força a barra e terminei o livro muito frustrada. O drama que a história tenta trazer não é coerente com a leveza que o assunto, por mais sério que seja, era tratado até então. Enfim, não precisava, né?

Por que Indiana, João? reúne personagens simples, mas com algum carisma, em uma discussão sobre um assunto muito importante para os jovens. Achei especialmente interessante ver como a escola trata o bullying, sem saber bem o que fazer, e com professores até incentivando. Isso pareceu realista.O livro não é um tratado definitivo sobre o tema, e nem é isso que pretende ser. Ele funciona como história, embora às vezes seja um pouco raso. É uma boa estreia de Danilo Leonardi, e só vou trocar o livro porque não pretendo ficar com livros que não pretendo reler.

Avaliação final: 3,5/5

2 comentários:

  1. Nãaaaaaaaao diga issoooooo! Estamos com autores contemporâneos fantásticos! Deixe o preconceito de lado! Claro que muitos deles têm um marketing tão pesado que acabam decepcionando (como a FML Pepper que odiei), mas temos vários outros que valem a compra. Tenho lido muito nacional e não me arrependo. Só que eu leio mais fantasia e sei q não é muito sua praia. Mas tem vários outros gêneros que têm sido muito bem explorados na literatura nacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que tem autores ótimos, inclusive pego várias das suas dicas, mas não consigo evitar ficar com um pé atrás... Já li alguns livros ruins de autores novos que todo mundo amou, então fiquei meio decepcionada. Mas é aquela coisa: se a sinopse me interessa, eu vou atrás de qualquer jeito. :)

      Excluir