domingo, 31 de janeiro de 2016

Os (não tão) últimos filmes que eu vi #16

1- O conto da princesa Kaguya (Isao Takahata, 2013)
Eu já falei que esse foi um dos meus filmes favoritos do ano passado, mas não custa repetir: que filme bonito! Valeu a pena ter esperado tanto tempo para assistir no cinema. Embora nos elogios que li das pessoas vi muito sobre as mensagens que o filme passa e coisas assim, não me importei muito com isso: o filme me encantou principalmente pela parte estética e pela trilha sonora — não que a história não seja interessante, embora eu não tenha gostado muito da parte final. Virou um dos meus favoritos do Ghibli. Avaliação: 4,5/5

 
2- O castelo de Cagliostro (Hayao Miyazaki, 1979)
É o primeiro longa-metragem dirigido pelo Miyazaki e conta a história de Lupin III, neto do famoso ladrão Arsène Lupin. O filme é bem divertido, o protagonista é carismático e os cenários são bem bonitos. Achei que a história se alongou um pouco — talvez seja por isso que eu não goste muito de filmes de ação? São muitas reviravoltas —, mas no geral é um bom entretenimento, e uma estreia interessante do diretor. Avaliação: 3,5/5

3- Quando estou com Marnie (Hiromasa Yonebayashi, 2014)
Outro filme do Ghibli, porque foi uma época de mostras de cinema interessantes. Não tinha grandes expectativas porque não conhecia a história, que é basicamente sobre o amadurecimento de Anna, personagem que inicia tímida e retraída e vai aprendendo a se abrir com Marnie. Gostei bastante da Anna e de como ela foi tratada no filme, sem romantizar sua falta de habilidades sociais. Mas a Marnie, em compensação, é bem idealizada, e a relação entre elas é um pouco exagerada, sem sutilezas. Eu já imaginava a revelação do enredo, o que também estragou parte da graça. A estética, no entanto, me agradou bastante, e os cenários não decepcionam. Avaliação: 3,5/5

4- Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância) (Alejandro González Iñárritu, 2014)
Uma professora da faculdade sugeriu que a gente discutisse o filme em sala, então decidi ir atrás de Birdman, atrasada como sempre sou na discussão do Oscar. E eu gostei mais do que esperava. Não sei dizer nada em termos técnicos, mas a história é interessante, e o fato do filme ser em plano-sequência pelo menos dá um diferencial. Achei o filme menos arrogante do que esperava pelos comentários que li, porque a minha impressão é de que ele não se leva tão a sério e sabe o quanto está envolvido naquilo que critica. E os atores estão muito bem, gostei bastante da atuação do Michael Keaton e do Edward Norton. Mas ele tem o problema da maioria dos filmes do Oscar para mim: a qualidade é boa, mas não emociona. Avaliação: 4/5

5- A revolução dos bichos (Joy Batchelor e John Halas, 1954)
Eu só ouvi falar nesse filme por causa da lista dos 1001 filmes. Como é uma animação, eu só precisei ver um filme para usar em dois projetos! Assisti sem grandes expectativas, não achei grande coisa, mas valeu a pena por me fazer relembrar da história e me dar vontade de reler o livro, que li há uns seis anos. O final do filme é diferente do final do livro e achei a mudança interessante, mas não dá para comentar mais do que isso sem spoilers. Avaliação: 3,5/5

6- Princesa Arete (Sunao Katabuchi, 2001)
O MIS fez uma mostra de anime e consegui aproveitar e ver um filme. Princesa Arete é conhecido como um filme de princesa feminista e é só isso que eu sabia antes de vê-lo. O que encontrei? Um filme um pouco menos feminista do que esperava, mas mesmo assim bem interessante. A história tem vários elementos de contos de fada, como a princesa trancada solitária, uma bruxa e um mago, mas consegue trazer novidades com isso. Eu não entendi algumas coisas do enredo, não sei se foi porque não consegui ler as legendas direito — cinema do MIS: não recomendo para baixinhos —, por questões de tradução ou porque é confuso mesmo. Achei também o filme um pouco cansativo. Valeu a experiência, de qualquer jeito. Avaliação: 3,5/5

7- Gatos, fios dentais e amassos (Gurinder Chadha, 2008)
Confesso que tinha curiosidade em ver esse filme há algum tempo mas evitava só por causa desse título vergonhoso. Mas a vontade de ver uma comédia adolescente chegou, então finalmente matei a curiosidade. É um filme fofinho, não muito diferente de outras tantas comédias adolescentes, com o enredo da garota normal que quer dar o seu primeiro beijo, além de ter garotas malvadas, os novos alunos gatinhos, etc. É clichê, tem partes mal desenvolvidas, uma ótima definição de diversão supérflua, mas é tão fofo, e quando terminou eu me senti tão bem... E também se passa na Inglaterra, então tem sotaque britânico e a trilha sonora é cheia de bandas que eu costumava escutar na época, tipo Mumm-Ra e The Pigeon Detectives. Avaliação: 3,5/5

8- Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015)
Eu até tinha escrito um textão sobre o filme, sobre como eu conheci o trabalho da Anna Muylaert e tal, mas honestamente estou tão cansada de ouvir sobre Que horas ela volta? que imagino que vocês também estejam. Basicamente, eu achei tudo isso que as pessoas falam, mas entendo algumas das críticas. O que gostei é como o filme consegue mostrar a realidade da sociedade brasileira, escancarando sua desigualdade, ao mesmo tempo que emociona e cativa. É um filme surpreendentemente envolvente, daqueles que você fica triste quando acaba. Avaliação: 4,5/5

9- Whiplash: em busca da perfeição (Damien Chazelle, 2014)
Continuando com a seção Oscar atrasado. Quando o filme estreou aqui e as críticas foram bem positivas, cheguei a considerar ver o filme no cinema. E fico feliz por não ter feito isso. A questão é que não gosto do som da bateria sozinha, desculpa aí. Então embora o filme seja bem-feito, os atores estejam ótimos, a história seja interessante e tudo mais, as cenas de solo me davam um pouco de agonia. Não é você, Whiplash, sou eu. Mas, como o filme não é feito só de solos, gostei bastante do resto. Preferia que a história do protagonista fosse melhor contada além do desenvolvimento musical, porque achei que algumas coisas ficaram meio soltas, mas não é aí que o filme quer chegar. Foi interessante ver a opinião das pessoas sobre a mensagem do filme — tem gente que acha que glorifica o protagonista, outros que a obsessão dele é criticada e outros ainda que o diretor é neutro. Para mim é uma crítica, porque a cena dele com a garota diz tudo o que eu preciso para julgar o protagonista como idiota. Mas tem muita gente que até concorda com a postura do professor, vide comentários no IMDB, então sei lá, né, cada um vê o que quer. Avaliação: 3,5/5

10- Catfish (Henry Joost e Ariel Schulman, 2010)
Gosto bastante do reality show homônimo. Não de assistir todos os episódios, mas de vê-los até o fim quando pego na TV, porque a estrutura de investigação prende bem o espectador e algumas histórias são mesmo interessantes — estamos conhecendo as pessoas por trás dos fakes, não é fascinante? Enfim, por causa do programa eu fiquei curiosa para conhecer a história do Nev, o apresentador. A forma do filme é bem parecida com a do programa, como se fosse um documentário caseiro, mas com algumas cenas que deixam claro que é editado. Isso fez muita gente se questionar se é mesmo uma história verdadeira, discutindo suas teorias e questões nos fóruns por aí. Eu acho que a questão aqui não é saber até que ponto é real; é lógico que as pessoas se comportam de outra forma quando estão sendo filmadas, e é óbvio que o filme é editado. O fato é que as situações de Catfish acontecem na vida real, e é interessante conhecer o outro lado da história, de quem engana. Se o filme é real ou ele mesmo é um catfish, tanto faz para mim, o importante são as questões que ele coloca. Avaliação: 3,5/5

2 comentários:

  1. Não lembrava que a gente tinha visto tantos filmes do Ghibli em sequência. :P
    Fiquei com vontade de ver "Gatos, fios dentais e amassos" (esse título é horrível mesmo) só pela trilha sonora nostálgica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que foram as mostras de julho, tudo ficou propício para isso.
      A trilha sonora é maravilhosa, pena que tem Ting Tings, onipresentes nos filmes da época (até minhas birras são nostálgicas, olha só)

      Excluir