domingo, 7 de fevereiro de 2016

Retrospectiva: janeiro

• Eu finjo que não ligo para passagem de ano, mas na verdade janeiro é sempre um dos melhores meses. São as férias, sem o cansaço residual que dezembro tem e o estresse das festas de final de ano. Mas o calor, é claro, é insuportável.

• No entanto, nem tudo dá certo, e já comecei o ano falhando em algumas propostas. Não consegui colocar o blog em ordem como eu esperava. Cheguei a conclusão de que quando a gente tem vontade, não tem tempo; quando tem tempo, não tem vontade e, se temos os dois, não temos disposição — de repente aparece uma dor de cabeça dos infernos. Enfim, o fato é que fui atrasando o que queria escrever porque não estava a fim de escrever. Consegui fazer o mínimo, felizmente, mas não tirei o atraso que 2015 deixou.

• Em janeiro houve também um boom de newsletters novas, o que deixou a minha caixa de entrada mais feliz e meu período no trabalho um pouco menos tedioso. Fiquei pensando em fazer uma, mas percebi que o conteúdo seria igual ao desse post e de qualquer jeito quase ninguém iria assinar. Depois, em um dia em que estava voltando do trabalho a pé e refletindo sobre viagens espaciais e a humanidade por causa de Perdido em Marte, pensei que poderia fazer uma newsletter com textos mais reflexivos e ~filosóficos~. Só que eu tenho uma grande dificuldade em escrever coisas pessoais desse nível, e muitos dos insights que tenho parecem bobagem meia hora depois, como meus pensamentos sobre o espaço, então eu perco a vontade logo. Enfim, talvez um dia quando vier um impulso irrefreável eu crie uma newsletter. Por enquanto estou só observando.

• De quando eu fiquei quase aliviada porque o David Bowie morreu: no dia da morte dele, minha mãe ia fazer uma cirurgia. Era algo pouco perigoso, mas a gente sempre fica receosa, especialmente porque minha mãe não é a pessoa mais saudável do mundo, é idosa, etc. Aí de manhã eu li meu horóscopo no jornal. Pausa: eu quase nunca leio o horóscopo, e em geral o da Folha diz coisas profissionais que nem tem como encaixar na minha vida. Mas o do dia dizia sobre ciclos que se encerrariam, e os textos dos signos de outras pessoas da minha família também falavam coisas que poderiam ser interpretadas como morte. Eu não acredito de verdade em astrologia, mas vai que funciona? Enfim, fiquei preocupada. Mas quando eu cheguei no trabalho e fui ler o Twitter as notícias, vi que o David Bowie tinha morrido. Fiquei chocada, porque a gente nunca espera que uma pessoa que lançou disco há tão pouco tempo morra, não sei, uma semana depois? Mas eu também fiquei um pouco aliviada: o horóscopo podia se referir a morte dele, não da minha mãe. E no final deu tudo certo com a cirurgia. Desculpa, Bowie, não é nada pessoal, juro.

• Dessa vez eu me lembrei de guardar links para indicar! O primeiro é sobre aqueles trenzinhos com gente fantasiada, tipo as pessoas desse que é o melhor clipe feito pela internet. Enfim, eu nem sabia que os trenzinhos eram um negócio grande e sério, na minha época era só algo infantil de cidade de interior mesmo. A reportagem é bem longa, mas é uma delícia de ler e as fotos são maravilhosas (e eu bem acho que poderiam fazer um filme de terror com essas fantasias e máscaras).


• O outro é um clima completamente diferente. É um tumblr sobre comédias românticas. Eu adoro ler esses projetos de quem resolve seguir uma lista, fazer um desafio e coisas afins. E é sobre comédias românticas, o que é maravilhoso. Eu não vi a maioria da lista pois sou poser do gênero, mas obviamente estou colocando na lista as com enredos mais mirabolantes e as clássicas que não assisti ainda.

Em janeiro:  
Eu vi… muita coisa! Finalmente assinei o Netflix no final do ano passado, e obviamente me aproveitei bem dele. Vi onze filmes no total, o que é um número alto para os meus padrões, comecei a ver Friends em ordem, porque sempre vi tudo picado na TV, e vi os primeiros dois episódios de Mad Men. Além disso, comecei a ver Honey & Clover II, e já me arrependi e estou frustrada, porque gostei tanto da primeira temporada do anime, mas a segunda foca nas relações românticas e é tanto dramalhão... E, é claro, comecei a ver a segunda temporada de Are you the one? Brasil

Eu (re)li… A irmandade das calças viajantes. Finalmente eu consegui terminar a releitura de uma série inteira. Em 2013 eu tentei reler Harry Potter e parei no terceiro. Em 2014 comecei a reler Desventuras em série e parei no terceiro. Mas as calças viajantes resistiram a maldição e consegui ler o quinto livro da série pela primeira vez também. Vou fazer um post com minhas impressões sobre cada livro em breve.


Eu ouvi… bastante coisa do meu iPod. Logo vou começar uma seção musical aqui no blog dando pitacos sobre os álbuns que eu escutei. Não sei se alguém vai se interessar, mas é uma maneira de eu pensar mais no que ouço.

Eu escrevi… outro texto para a Pólen, dessa vez uma resenha sobre as calças viajantes que fala mais sobre mim do que sobre os livros. Não fiquei muito feliz com esse texto, que gerou uma crise de por-que-eu-insisto-em-escrever e de como-é-difícil-escrever-sabendo-que-vai-ter-gente-que-vai-ler. Enfim, o de sempre. E isso ainda veio em um mês em que eu estava me sentindo bem com a escrita e pensando que talvez devesse divulgar mais algumas coisas que escrevo.

Eu comi… cookies e torta de liquidificador, minhas receitas do mês. Decidi que vou cozinhar pelo menos uma receita por mês (quando digo receita é porque tem que ser algo com receita a ser seguida, não coisas como arroz e carne moída que faço normalmente). Aos poucos vou aumentando meu repertório, mas por enquanto eu provavelmente não conseguiria viver sozinha... 

Eu fui… visitar a Casa das Rosas com uma amiga. É engraçado como eu sempre vivi em São Paulo e ainda tenho muitos pontos turísticos para conhecer. A casa e o jardim são bonitos, mas não diria que a visita é imperdível.

Eu (não) comprei… nenhum livro. Será que em 2016 eu consigo resistir aos impulsos consumistas?

Eu fiz… uma organização nas minhas coisas, mas tudo continua uma bagunça. 

No blog:

• Escrevi uma resenha de Cabeça de vento, um livro sobre troca de corpos!

• Também chegou a hora da retrospectiva de livros de 2015, que ficou gigante por motivos de reflexões sobre meu processo de leitura.

•  Depois postei a resenha de Garota exemplar, que mesmo que eu já soubesse parte do mistério não deixou de me impactar.

• Já quase no final do mês, publiquei a retrospectiva de dezembro.

•  A última resenha foi de Sayonara, gangsters, um livro estranhíssimo mas muito legal.

• Por fim, escrevi sobre os filmes que vi lá no meio do ano passado.

2 comentários:

  1. Eu num tive saco nenhum pra essas calças viajantes. Li o primeiro (nem lembro se foi pra desafio ou se foi a toa, mas foi antes do blog) e nem quis continuar lendo. Acho que continuarei sem ler os outros 4. hehehehehe
    Garota Exemplar é chocante mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que A irmandade das calças viajantes já é um pouco ultrapassado depois desse boom que os YAs tiveram, parece um tanto ingênuo em comparação com outros livros do gênero.
      E agora estou curiosíssima para ler mais da Gillian Flynn, mas muita gente não gostou dos outros livros dela...

      Excluir