quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Retrospectiva: dezembro

• Juro que é a última retrospectiva de 2015. Quer dizer, eu ainda vou falar de livros, filmes e tal de 2015 em resenhas e comentários atrasadíssimos como sempre, mas retrospectiva sobre algum assunto específico não vai ter mais! Estou livre!

• Eu poderia dizer que foi um alívio 2015 ter acabado ou que foi um ano maravilhoso, mas não sou das pessoas mais ligadas a passagem de ano. Em resumo: já estive melhor, já estive pior. A única certeza é que estive (e estou) cansada. Vibe de 2015:


• Sobre as metas do ano, eu falhei em várias e cumpri algumas. Vamos ver:
 • comprar no máximo 12 esmaltes (1/12) — sem problemas! Os esmaltes estão cada vez mais caros, então quase não compro por impulso. Além disso, não ando lendo blogs sobre o assunto, por isso não tenho uma lista de desejados.
 • pintar as unhas do pé pelo menos uma vez por mês (12/12) — eu tenho um pouco de preguiça de fazer o pé, então essa meta serviu para me disciplinar em relação a isso. Também consegui.
 •  terminar com no mínimo 3 esmaltes (3/3) eu tenho muitos esmaltes e quase nunca uso até o fim, porque fico com preguiça de passar quando fica mais grosso. Mas consegui cumprir a meta.
 • comprar no máximo 12 livros — FAIL! Nem quis contar quantos comprei para não entrar em depressão. Talvez o dobro disso? Talvez mais?
 • ler pelo menos um livro da estante por mês  — FAIL! Eu li mais de doze livros da estante no total, mas teve mês que só li da biblioteca/emprestado, então não cumpri direito.
 • ler livros de pelo menos 12 nacionalidades  — consegui! Não organizei a minha lista direito pois muita preguiça, mas sei que li pelo menos 12. 
 • ver filmes de pelo menos 5 nacionalidades — consegui! Parei de contar depois da quinta, porque tem muito filme que é de mais de um país e ia ficar chato ficar contando.
 •  concluir pelo menos 5 animes (1/5) — FAIL! Só terminei Shigatsu wa kimi no uso. Sou muito lerda para assistir animes e séries, com um ritmo irregular. Não gostei muito de Shigatsu, então fiquei um pouco desanimada com animes em geral também...
 • ganhar pelo menos 5 insígnias do Sporcle (5/5)  — no começo do ano eu estava viciada nos jogos do Sporcle. Consegui logo as tais insígnias e depois passei a jogar bem esporadicamente.
 • ganhar um sorteio — eu sei, que tipo de pessoa coloca como meta algo relacionado com sorte? É que tem tanto sorteio de livro na internet que eu sabia que eu tinha que ganhar um em algum momento. E eu ganhei! Dois, na verdade, no Psychobooks.

 Em dezembro:
Eu vi… os primeiros episódios de True detective. Na verdade, eu decidi ver a série meio por acaso, porque queria mesmo é ver a terceira temporada de Hannibal, mas fiquei sem paciência de procurar ilegalmente sem MegafilmesHD e desisti da ideia, então decidi testar a HBOGo e True detective era a única série curta que me interessava. Agora já terminei a primeira temporada, gostei bastante e provavelmente vou resenhar algum dia. É uma série um pouco lenta, mas como tem poucos episódios isso não chegou a me cansar, até porque não sou de fazer maratona e costumo ver no máximo dois episódios por dia. Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens, de como a dupla Marty e Rust dá certo mesmo sendo tão errada, e de como os personagens são humanos. Acho que uma coisa que sinto falta em outras mídias às vezes é de personagens menos maniqueístas, e muitas séries têm conseguido trabalhar bem com isso (por isso eu gosto tanto de Lost). Enfim, só vou deixar esse gif aqui porque ele resume bem o tom da série, ou pelo menos o tom do Rust.


Eu li… onze livros! Culpa do recesso, e também porque a maioria era curta mesmo.

Eu ouvi… o Made in the A.M., do One Direction. E gostei. Ainda não sou muito fã dessa coisa da música pop grudar de verdade na cabeça (que diferença com as músicas indie que eu normalmente ouço das quais eu em geral mal sei o nome!), mas o álbum tem músicas que eu adorei, mesmo, então que venham os efeitos colaterais.

Eu escrevi… uma lista de 10 autoras infantojuvenis para a Revista Pólen. 

Eu comi… carne de sol, peixe, café da manhã de hotel e (muito) sorvete, porque... 

Eu fui… para Porto de Galinhas. Viajei com a minha família e foi muito bom. Fazia muito tempo que a gente não fazia uma dessas viagens turísticas nem que ia para praia, então foi ótimo ver o mar e entrar na piscina depois de uns anos sem fazer isso. Vou fazer um diário de viagem e postar algum dia, antes de esquecer tudo da viagem.

Eu comprei… livros na Festa de Livros da USP. Eu espero o ano todo pela feira, porque o desconto mínimo é de cinquenta por cento, e fiquei feliz que algumas editoras menores, como a Valentina, participaram. Mas ainda estou frustradíssima porque fiquei ansiosamente esperando a feira para comprar A amiga genial, já me imaginava lendo o livro na viagem, e a editora Globo não levou o livro! Fiquei tão ressentida que agora vou demorar mais ainda para comprar, desejando que o livro chegue na biblioteca ou caia de algum modo nas minhas mãos sem eu ter que gastar dinheiro.

Eu fiz… uma assinatura de Netflix, finalmente. Quanto tempo será que demora para eles sugarem minha alma? Como eu só vejo pelo computador, que fica no quarto dos meus pais, não posso assistir a qualquer hora, mas estou pensando em comprar o Chromecast para facilitar. Alguém usa? Vale a pena?

No blog:
• Comecei o mês com a retrospectiva de outubro e de novembro.

• Depois publiquei a resenha de Marcelo no mundo real, um livro jovem sobre um personagem com uma forma leve de autismo.

• Voltei a fazer comentários curtos sobre livros. Em breve vou postar mais dessa categoria, porque não estou conseguindo manter o ritmo nas resenhas e vou substituí-las por comentários.

•  A resenha para o DL Skoob foi de Filomena Firmeza, do Patrick Modiano.

• Fiz uma retrospectiva dos desafios literários no final do mês, sobre o que consegui cumprir e no que falhei.

•  A última resenha do mês foi de Colmeia, o livro que levei para a viagem.

2 comentários:

  1. Sdds Porto de Galinhas, sdds sorvete de cajá...
    Tô de olho em você se tranformando em uma directioner u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades sorvete por quilo, saudades suco de cajá e muitas saudades ventinho fresco e piscina, hehe.

      Excluir