terça-feira, 7 de janeiro de 2014

The Maze Runner, James Dashner

The Maze Runner

Começo do ano e sempre aquela ideia de que a partir de agora vamos mudar. Eu, como sempre, falei que ia postar mais no blog, ainda mais agora que ele está provisoriamente órfão de um desafio literário. Enfim, não preciso me justificar para postar, né?

Li The Maze Runner para um clube do livro do qual estou participando. A ideia desse clube é ler livros mais “bobos” e subestimados pela crítica (YA, chick-lit, essas coisas). Como às vezes não tenho muita vontade de ler livros mais sérios, achei que deveria participar, até porque adoro ler sobre livros YA mas nem sempre leio os livros em si.

Bom, The Maze Runner já foi lançado há um tempo, inclusive no Brasil, e é o primeiro livro de uma trilogia. Ele conta a história de Thomas, um garoto que acorda um dia em um elevador. Ele descobre que está preso em um lugar cercado por um labirinto com outros garotos e boa parte da sua memória foi apagada. Thomas então, junto com seus novos companheiros, procura um modo de sair do labirinto, ao mesmo tempo em que tenta entender por que os prenderam lá.

Não fui no livro com muitas expectativas, não sabia bem o que esperar. Mas o livro logo me fisgou e me vi querendo continuar e descobrir o que ia acontecer. The Maze Runner é aquele tipo de livro que você quer devorar na maior parte do tempo, mas sobre o qual você tem um monte de pequenas observações, algumas coisas que incomodam aqui e acolá. Os personagens são até interessantes, mas são rasos ao mesmo tempo, e um monte de meninos é parecido entre si. Ao mesmo tempo em que você simpatiza com algumas pessoas, não sente uma empatia verdadeira por eles. E do protagonista eu só consegui senti raiva. Que cara chato! A parte final não me agradou muito (mas o epílogo sim!). Os seres assustadores eram um pouco risíveis e não gostei muito das cenas de ação (mas quem sou eu para julgar, não gosto da maioria das cenas de ação).

No geral, achei o livro bem acima da média. Ele usou clichês? Sim, mas acho que usou bem a maioria deles e misturou com algumas novidades. Ao mesmo tempo em que você sabia que alguma coisa ia acontecer, vinha outra e te surpreendia. Vi gente comparando o livro com Jogos vorazes, mas achei mais parecido com Harry Potter (sem comparar o pano de fundo distópico, é claro).

E uma coisa que tenho que elogiar é que o livro não termina de forma abrupta. Dá curiosidade para ler o próximo, nem todas as dúvidas foram resolvidas, sabemos que não é o final da história. Mas também não precisamos ler o próximo logo em seguida, o livro não termina com um cliffhanger (pelo menos não na minha interpretação). Eu, inclusive, acho que nem vou ler o próximo, porque pelo que eu li a série vai para um caminho que não me atrai muito…

Avaliação final: 3,5/5

(a partir de agora decidi dar nota para os livros aqui no blog também, porque estou indignada que o Skoob não deixa dar meia estrela e às vezes minha opinião não fica tão clara para saber se eu gostei ou não.)

Um comentário:

  1. Parece um livro interessante. Estou com vontade de ler, mas ao mesmo tempo não estou. :P

    ResponderExcluir