sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os últimos filmes que eu vi #1

Há um tempo, tenho me interessado um pouco mais por cinema, do tipo de ler sobre os filmes que vejo no IMDB. Estou longe de ser especialista, não me interesso por questões técnicas nem nada do tipo, mas achei interessante começar a escrever sobre os filmes que assisto no blog. É um bom modo de eu me lembrar deles depois e alguns podem ficar de dica para eventuais leitores do blog.

Como tive essa ideia faz tempo, comecei a anotar o que achava dos filmes e agora tenho mais de dez filmes para escrever sobre. Vou dividir o post em três partes e depois vou escrevendo sobre os próximos filmes na frequência que eu tiver vontade. Tenho bastante coisa para falar de alguns filmes, mas outros não me inspiraram muita coisa (ou eu já esqueci o que tinha para falar deles…), então o tamanho dos textos vai variar bastante.

1- Moonrise Kingdom (Wes Anderson, 2012)

Moonrise Kingdom É o segundo filme do diretor que eu assisti — o primeiro foi O Fantástico Sr. Raposo. O filme é sobre duas crianças desajustadas que se apaixonam e fogem juntas. É ingênuo, engraçado e muito fofo, sem deixar de ter o tom peculiar que imagino que seja típico do diretor. Avaliação: 4/5

2- Oldboy (Chan-Wook Park, 2003)

Oldboy Assisti a esse filme meio que por acaso, porque ia passar em uma mostra no Cinusp. Não conheço praticamente nada de cinema sul-coreano, mas este filme foi muito comentado, então fiquei curiosa para assistir.

Oldboy é sobre um homem que é trancado em uma sala por quinze anos sem saber o motivo. Ele é solto e sai pronto para se vingar de quem fez isso com ele.

Assisti ao filme sem grandes expectativas, tinha medo de que o filme fosse violento demais para mim. Acho que principalmente por isso, me surpreendi bastante. Fui totalmente envolvida na história, querendo logo descobrir o mistério. A trama se encaixou muito bem no jeito que o filme foi feito, na cinematografia em si.

Saí do cinema muito impressionada, daí minha avaliação alta (vale dizer que não dou 5 estrelas para quase nenhum filmes). Porém, entendo que algumas pessoas não gostem tanto do filme e imagino que, se tivesse sacado o final antes de ele acontecer — o que seria possível, já que o filme oferece alguns sinais, justamente para a surpresa não ficar muito forçada —, também não teria me impressionado tanto. Avaliação: 4,5/5

3- Crimes e pecados (Woody Allen, 1989)

Crimes e pecados Minha irmã estava estudando Woody Allen na faculdade e este é um dos filmes que ela tinha que ver.

Eu tenho uma relação muito particular com os filmes do Woody Allen, gosto mais de alguns considerados piores e não gosto de alguns super elogiados. Este é considerado um dos melhores filmes dele, e, bom, não gostei muito. O filme tem duas histórias que se cruzam no final: a de um oftalmologista que precisa esconder sua traição da sua mulher e a de um documentarista casado que conhece uma mulher tentadora.

É um filme mais reflexivo, com discussões morais e religiosas, mas não consegui me identificar com as reflexões e nem captar toda a genialidade dele. Avaliação: 3/5

4- O caldeirão mágico (Ted Berman e Richard Rich, 1985)

O Caldeirão Mágico Estou numa fase de querer rever os filmes da Disney, porque eu já não lembro nada de muitos deles e preciso decidir quais ficam entre os favoritos e quais eu posso descartar. Este filme na verdade eu acho que eu nem tinha visto antes, mas sempre é bom conhecer novos filmes (por mais que na verdade eles sejam bem velhos…). O filme é considerado da “época negra” da Disney e muita gente o achou pesado demais para um filme infantil. Eu discordo, achei poucas cenas violentas e só uma meio estranha para crianças (uma que foca nos peitos de uma bruxa). O filme aborda algumas coisas meio macabras, como possíveis mortes e tal, mas acho que outros filmes da Disney também abordam o tema na mesma profundidade (ou seja, de forma rasa).

É um filme de aventura, com muitas coisas que lembram O Senhor dos Anéis ou Harry Potter. Achei engraçadinho, com personagens carismáticos, e me prendeu a atenção. Avaliação: 3,5/5

 5- Os sete samurais (Akira Kurosawa, 1954)

Os sete samurais Faz tempo que quero assistir filmes mais clássicos, estou usando a lista dos 1001 filmes para ver antes de morrer com muita calma, mas muitos clássicos hollywoodianos não me atraem. Como gosto de cultura japonesa, queria assistir a um filme do Kurosawa.

Não sou muito fã de filmes de ação, achei a primeira parte, em que os personagens são apresentados, e o meio, quando eles estão se preparando para atacar, mais legal do que a segunda parte. Mas eu gostei do final. Eu não conseguia diferenciar todos os sete samurais, mas tem alguns que são muito expressivos e você acaba tendo um como favorito. O filme é um pouco cansativo (tem mais de três horas), mas valeu a pena. Avaliação: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário