domingo, 19 de janeiro de 2014

As coisas, Georges Perec

As Coisas

Gostariam de ter sido ricos. Acreditavam que teriam sabido sê-lo. Saberiam ter se vestido, olhado, sorrido como gente rica. Teriam tido o tato, a discrição necessária. Teriam esquecido sua riqueza, teriam sabido não ostentá-la. Não teriam se glorificado com ela. Apenas a teriam respirado. Seus prazeres teriam sido intensos. (…) Gostariam de ter vivido. A vida teria sido uma arte de viver.

(As coisas, p. 15)

O primeiro livro do Desafio Literário do Tigre é um livro que tenho há um bom tempo mas estava com medo de ler por achar que seria meio difícil. Aliás, nem sei por que comprei se já sabia que seria “cult” demais para mim. Talvez porque o Perec escreveu um livro inteiro sem a letra E, e eu acho isso muito legal.

As coisas é sobre um casal que vive nos anos 60 e desejaria muito ser rico. Eles imaginam as coisas que comprariam, como seria a sua casa… Mas não fazem nada para chegar mais perto do sonho. Gostam da liberdade do emprego deles, mesmo que ele dê pouco dinheiro. Até que eles se cansam da vida deles e decidem mudar.

O livro é curto, tem cento e poucas páginas e não desenvolve muita a história (de propósito). A maior parte é uma descrição do casal, o que eles fazem, por onde eles andam, o que eles têm e o que gostariam de ter.

Eu nunca gostei muito das descrições, então achei o livro um pouco cansativo. Entendo o motivo de sempre terem listas enormes de coisas, e acho a reflexão que o livro traz interessante, mas não me prendeu a atenção. Mas valeu a pena para conhecer o estilo do Perec e é o tipo de livro que eu gostaria de estudar, acho que é o tipo de livro sobre o qual eu gosto mais de ler do que ler o próprio livro.

Avaliação final: 3,5/5

Um comentário:

  1. Oi Marília, do Perec li A Coleção particular também muito descritivo e que segundo os entendidos deve ser lido junto com A vida modo de usar... tem haver com os números que aparecem em um e que remetem ao outro... coisa pra se estudar mesmo... não li deste modo aí foi meio cansativo ler tantas descrições. Tenho As coisas esperando na estante, mas acho que é o tipo de livro onde conhecer a história do escritor e sua intenção acaba sendo mais interessante que a obra em si... vai ficar para o futuro... abraço e muito bacana a resenha, acho que acertou em cheio.

    ResponderExcluir