terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Comentários sobre livros #2

Já que não vai ter resenha essa semana, hoje vou dar pitacos sobre livros infantis — ou não — de novo. Li esses faz um tempão, mas só consegui postar agora porque acabo dando prioridade para outros posts…

1- O príncipe sem sonhos, Márcio Vassallo. Ilustrações de Mariana Massarani

O príncipe sem sonhos Para ser sincera, eu me lembro de ter esse livro, mas não de lê-lo na minha infância. Bom, eu gostei bastante da narrativa do autor, simples e bonita, e adoro as ilustrações da Mariana Massarani. Mas não sei se entendi bem a moral da história, ops. Avaliação: 4/5

2- A velhinha que dava nome às coisas, Cynthia Rylant. Ilustrações de Kathryn Brown

A velhinha que dava nome às coisas Tenho um fraco por histórias de velhos solitários e sempre fico muito triste com elas. Esse livro é infantil e tem um final feliz, mas me deixou melancólica mesmo assim. É uma história linda sobre uma velhinha que dava nome às coisas que durariam mais que ela, porque seus amigos morreram e ela sentia falta de chamar alguém pelo nome. Um dia, um cachorro a visita e ela o expulsa e não quer nomeá-lo, pois ele tem chances de morrer antes dela. Mas o cachorro a contraria e daí surge uma bela amizade. As ilustrações também são muito boas. Li o livro porque separei para doação, mas decidi que vou continuar com ele. Avaliação: 5/5

3- O pequeno Nicolau, Goscinny. Ilustrações de Sempé

O pequeno Nicolau Adorava a série de livros do Pequeno Nicolau quando eu era menor e decidi reler. O livro conta a história de Nicolau, uma criança francesa. Basicamente, Nicolau e seus amigos fazem muita bagunça e brigam para caramba, divertindo-se de montão no processo. Adoro ver a inocência e a animação de Nicolau narrando. Em alguns momentos o livro fica repetitivo demais, porque em cada capítulo temos a descrição dos mesmos personagens, quase como um epíteto enorme. Entendo esse recurso porque ele facilita que a gente se lembre de quem é quem, mas quando li vários capítulos em seguida, ficou um pouco irritante. Aliás, várias histórias são parecidas entre si no conteúdo também, então eu recomendaria que o livro fosse lido com calma, não tudo em seguida. Não sei como as crianças de hoje reagem ao Pequeno Nicolau, mas eu continuo o adorando. Avaliação: 4/5

4- Sandman: prelúdios e noturnos 1, Neil Gaiman

SandmanAdoro o Neil Gaiman, mas nunca tinha lido o trabalho dele nos quadrinhos. Foi também a minha primeira HQ adulta sobrenatural. Não sei se esse negócio de quadrinhos é para mim, porque são muitos volumes e só de pensar em ter que arranjar um modo de ler todos me dá uma preguiça… Sandman é interessante, bem trabalhado e cheio de referências que não peguei (se alguém por acaso ainda acha que HQ é simples e coisa só de criança, essa pessoa está completamente enganada). Falta maturidade minha como leitora de quadrinhos para entender melhor o livro, e não sei se faço questão de ir buscá-la. Avaliação: 3,5/5 

5- Raul Taburin, Sempé

Raul Taburin  Amo como o Sempé consegue transformar histórias simples em livros tão bonitos. Não sei explicar por que gostei tanto de Raul Taburin, mas o livro me fez ficar sorrindo que nem boba enquanto eu lia. Acho que a descrição apropriada é de “coração quentinho”. Fico triste ao ver que os livros do autor não são tão conhecidos aqui, talvez por não terem tanta cara de infantil mas ao mesmo tempo muito mais cara de infantil do que de adulto. De qualquer jeito, acho que é uma leitura para todas as idades, então comprem quando estiver na promoção (porque preço inteiro da Cosac Naify ninguém merece) para incentivar que a editora lance mais livros do autor. Avaliação: 4,5/5

Um comentário:

  1. Agora fiquei com vontade de reler esse da velhinha :3
    E sim, os livros do Sempé são incríveis!

    ResponderExcluir