sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Projeto: TBR jar em 2015

Chega o final do ano e já fico animada pensando nos projetos e desafios de que quero participar no ano seguinte. Como já criei alguns bem antes, achei que não ia me animar com mais coisa. Mas aí me lembrei da minha TBR jar, só usada uma vez, e desenvolvi um novo projeto.

Não tem nada mirabolante no projeto, a ideia é simplesmente ler 12 livros sorteados da caixinha em 2015. Se eu só usasse o sorteio quando desse vontade, acho que acabaria usando-o muito pouco, então decidi pegar 12 livros de uma vez, de forma que posso escolher melhor quando vou ler o livro. Isso foi bom no final de contas, porque pretendo participar de um desafio literário e posso encaixar melhor minhas leituras assim.

014Essa é minha TBR jar (ou box, para ser mais específica). Separei meus livros em nove categorias, cada uma com uma cor diferente. Para o sorteio, decidi pegar um de cada categoria e mais três aleatórios. Os livros sorteados foram:

Da categoria de contos, Wunderkind, da Carson McCullers. Tive sorte nesse, porque é um livro curtinho e nessa categoria tem uns livros enormes que quero ler bem devagar.

Da categorias de séries, Os Pequeninos Borrowers, da Mary Norton. É um livro de oitocentas páginas reunindo todos os volumes da série. Pretendo ler aos poucos.

Da categoria de clássicos, peguei Luz em agosto, do Faulkner. Acabei fazendo uma burrice e botando alguns clássicos em outra categoria, mas pelo menos sorteei um livro que quero ler faz tempo.

Peguei As aventuras de Pi, de Yann Martel, entre os livros emprestados. Minha tia me empresta um monte de livros e nem faz questão de tê-los de volta, então eu acabo não lendo esses livros rapidamente e posso me dar ao luxo de criar uma categoria para eles.

The complete Peanuts (1953-1954) foi o sorteado na categoria de histórias em quadrinhos. Esse vou ler aos poucos também.

Por que o mundo existe?, do Jim Holt, é o livro de não-ficção que vou ler. Essa categoria só tem outro livro além desse… Preciso de muito incentivo para ler não-ficção.

Charlotte Sometimes, do Fábio Fernandes, foi o sorteado na categoria de e-books. Criei essa categoria porque fico baixando um monte de livro de graça na Amazon e nunca leio. Tive sorte também, porque esse é curtíssimo.

A penúltima categoria é a de livros que já li antes, mas não depois de ter comprado. Aquele livro que eu amava, mas li pela biblioteca e comprei recentemente para reler. São poucos livros nessa categoria, e o sorteado foi O espetáculo carnívoro, do Lemony Snicket. Eu tinha os primeiros e últimos volumes de Desventuras em série e nesse ano comprei o resto para completar a coleção e poder reler. Já comecei a releitura, mas parei no terceiro. Então ano que vem vou ter que ler pelo menos até o nono.  

A última categoria é a de outros: livros únicos contemporâneos de papel que nunca li, etc. É a categoria que tem mais livros, e os três livros bônus que sorteei acabaram sendo dela. Então fiquei com quatros livros: Rani e o sino da divisão, A lista negra, Como falar com um viúvo e Odd e os gigantes de gelo.

Pretendo ler os livros no meu ritmo, e não vou me sentir pressionada se não conseguir ler todos. A ideia do projeto é incentivar a leitura do que tenho em casa, mas se eu acabar lendo outros em vez desses, tudo bem também.

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de fazer algo parecido, por outro lado gosto da liberdade de escolher minhas leituras. O que eu faço? :(

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto ainda não me animei a fazer uma Book Jar não. Como ano passado eu tinha que ler 4 livros para desafios por mês, acabou limitando bastante minhas leituras esse ano decidi que vou participar só de 2 desafios, cada um com 1 livro por mês. Assim eu consigo ler mais livros de fora dos desafios. Mas acho válida essa ideia! Desses que vc falou, estou com A Lista Negra aqui para ler, mas estou dando uma enrolada.

    ResponderExcluir