sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

TAG: leituras de 2014

Queria fazer algum post de retrospectiva das leituras do ano passado mas não sabia como separar as categorias. Então vi esse post e decidi me inspirar nele, mas tirei algumas perguntas porque não sabia responder ou achei que não tinham a ver com o meu mundo de não-blogueira-profissional-e-que-não-lê-muitos-lançamentos. E acrescentei uma pergunta porque achei que faltou e deu vontade. Os links dos livros dão para suas respectivas resenhas (em que eu sou bem mais crítica, é verdade, mas é o meu jeitinho). A tradução das perguntas é da minha irmã. O post ficou enorme, mas juro que é rápido de ler.

Estatísticas de leitura
Número de livros lidos:
65, de acordo com essa lista. Pelo Skoob, eu li mais, porque eu coloco aqueles infantis de 20 páginas também, mas não tenho o número exato porque a meta de leitura já atualizou para 2015… De qualquer jeito, 65 foi um número maior do que nos últimos anos, então estou bem satisfeita.
Número de releituras: 6 (dos livros "grandes", reli outros infantis também)
Livros começados mas não terminados: Uma obsessão sombria, do Kenneth Oppel (comecei a ler em PDF para um trabalho e acabei desistindo. Não tenho saco para ler no computador. Mas foi uma  leitura interessante, bom para quem gosta de Frankenstein), Um gato indiscreto e outros contos, do Saki (comecei a ler numa viagem. Como leio mais romances, os contos ficam meio de lado, já que não dá vontade de ler muito em seguida. Mas esse eu vou terminar de ler, juro!), Primeiras estórias, do Guimarães Rosa (li vários contos para a faculdade, falei que ia ler inteiro, mas só li um conto além dos obrigatórios. Se eu não me animar esse ano, abandono oficialmente o livro) e My true love gave to me (comecei a ler no final de ano. Esse eu também vou terminar).

Sobre os livros
1. Melhor livro lido em 2014? (se quiser, pode separar por gênero)
Vou separar em categorias meio aleatórias mesmo porque não sei direito o que é gênero e o que não é.
Melhor infantil: A velhinha que dava nome às coisas, Cynthia Rylant
Melhor infanto-juvenil: Luna Clara & Apolo Onze, Adriana Falcão
Melhor YA: Fangirl, Rainbow Rowell 
Melhor romance(?): Ciranda de pedra, Lygia Fagundes Telles 
Melhor livro de contos: The garden party, Katherine Mansfield
Melhor clássico: A redoma de vidro, Sylvia Plath 
Melhor livro ilustrado: Raul Taburin, Sempé
Melhor graphic novel: Asterios Polyp, David Mazzuccheli

2. Livro que você estava empolgada para ler e achou que amaria mas não amou tanto assim?
Após o anoitecer, do Haruki Murakami. Gostei muito de Norwegian Wood, do mesmo autor, mas Após o anoitecer não me animou.

3. Livro mais surpreendente (no bom ou mau sentido) que leu?
We were Liars, da E. Lockhart. Gostei do fato de ter me surpreendido, mas fiquei bem brava com a surpresa em si.

4. Melhor série que começou a ler em 2014? Melhor continuação? Melhor último livro?
The raven boys, Em chamas, e não terminei nenhuma série em 2014.

5. Novo autor favorito descoberto em 2014?
Estou muito curiosa para ler mais da Lygia Fagundes Telles.

6. Melhor livro de um gênero que você normalmente não lê/está fora de sua zona de conforto?
Sandman, embora eu tenha sofrido justamente por estar fora da minha zona de conforto.

7. Melhor livro cheio de ação/empolgante/impossível de largar do ano?
Em chamas ou The maze runner.

8. Livro lido em 2014 que provavelmente será relido em 2015?
Nenhum, não releio com tão pouca distância.

9. Capa preferida de um livro lido em 2014?
Vaclav & Lena.

10. Personagem mais memorável de 2014?
Meio aleatório, mas vou citar o Isidoro de Diário da guerra do porco. Não é exatamente o mais memorável, mas me marcou mais que o comum em livros do tipo.

11. Livro mais bem escrito?
Ciranda de pedra.

12. Livro que mais te fez pensar/mudou sua vida?
A redoma de vidro definitivamente ficou comigo depois de eu ter terminado de ler, para o bem ou para o mal.

13. Livro que você não consegue acreditar que esperou até 2014 para finalmente ler?
Vou copiar as respostas da minha irmã: Luna Clara & Apolo Onze e Um barril de risadas, um vale de lágrimas. Namorei Luna Clara por anos nas livrarias e não comprei porque tinha preconceito com infanto-juvenis brasileiros. Tenho certeza de que se eu o tivesse comprado, seria um dos meus queridinhos e eu já teria relido várias vezes. Acho que Um barril de risadas também seria desses que eu releria bastante.

14. Livro que mais te chocou?
Os livros que devoraram meu pai, do Afonso Cruz, porque eu definitivamente não estava esperando aquele final em um livro infanto-juvenil.

15. OTP do ano?
Não costumo torcer para casais ficarem juntos e tal quando eles muito provavelmente vão dar certo porque não tem graça. Então vou de Blue e Adam de The raven boys. Devo ser uma das únicas que torce por eles e sei que não vai dar certo, mas é a vida.

16. Livro favorito de um autor que você já tinha lido antes?
Raul Taburin, do Sempé, e The garden party, da Katherine Mansfield.

17. Nova "paixonite" de um livro lido em 2014?
Levi, de Fangirl, porque ele é muito fofo (talvez até demais). Mas também não sou muito de me apaixonar em livros. Acho mais difícil tolerar os defeitos das pessoas em livros do que na vida real...

18. Livro que te fez sorrir/foi o mais divertido de ler?
Flipped, da Wendelin Van Draanen.

19. Livro que te fez chorar (ou quase)?
Acho que não chorei lendo Por favor, cuide da mamãe, mas é um livro bem triste.

20. Tesouro escondido do ano?
Os livros que devoraram meu pai e Flipped.

21. Livro que mais te enraiveceu (isso não significa necessariamente que você não gostou)?
Insurgente. Tris ganha o prêmio de personagem mais chata. Ou talvez o Quatro ganhe, estou na dúvida.

De olho no futuro
1. Livro que não conseguiu ler em 2014 mas que será sua prioridade em 2015?
Olha, eu tenho tanto livro que quero muito ler em casa que acabo não tendo prioridade nenhuma. Os livros dos desafios que eu participar vão ser minha prioridade.

2. O que você deseja conquistar ou fazer em sua vida literária/blogueira em 2015?
Continuar postando bastante. Em 2014 eu consegui resenhar ou comentar tudo que li e gostaria de continuar fazendo isso em 2015. Queria comprar menos livros e ler mais livros da minha estante também. Pegar muitos livros na biblioteca em 2014 me fez pensar bastante em consumismo e agora o simples fato de ter um livro tem um peso que não tinha antes. Talvez então eu passe a trocar ou vender os livros de que não gostei tanto, mas não sei ainda. E concluir a maior parte dos desafios dos quais vou participar.

3 comentários:

  1. Para quem lê tanto livro igual, até que nossas escolhas foram razoavelmente diferentes. ;)

    ResponderExcluir
  2. Tanto vc quanto a Lígia estão falando desse Ciranda de Pedras, vou ter que ler! hehehehehe
    Gostei da retrospectiva! :)

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler The Raven Boys, mas não encontro de jeito nenhum pra comprar! E Fangirl é maravilhoso mesmo! Já leu Eleanor & Park? Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir