quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Garoto da Casa ao Lado, Irene Sabatini

O Garoto da Casa ao Lado

Outra leitura de dezembro foi O garoto da casa ao lado, da Irene Sabatini. Esse é um dos livros que minha tia emprestou, mas diferente do Lago dos Sonhos, eu tive interesse genuíno em lê-lo, por ser sobre Zimbábue.

O livro é sobre Lindiwe, uma jovem negra que mora no Zimbábue recém-independente. O seu vizinho, Ian, é acusado de atear fogo na madrasta dele, e, apesar disso, ele e Lindiwe constroem uma bonita relação de amor, em meio aos perigos do país onde vivem, em que impera o racismo, a AIDS, a corrupção…

A leitura foi bem mais interessante do que eu esperava. Achei que fosse ser apenas um romance bobinho que se passa em um lugar diferente do comum, mas o livro tem muito conteúdo histórico importante, além de mostrar bem o crescimento dos personagens. Apesar disso, acho que faltou mostrar mais do romance em si entre Lindiwe e Ian. Não está muito bem explicado a razão de eles se gostarem.

Outra coisa que me incomodou é que eu não consegui gostar de Lindiwe — ela me pareceu uma personagem vazia, sem graça. Ian, com seu jeito engraçado de falar e todos os seus defeitos, me cativou bem mais.

Enfim, recomendo o livro. É uma leitura pesada, mas não tanto, misturando o tom leve de romances com o pesado da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário