sábado, 31 de dezembro de 2011

Awaken, Katie Kacvinsky

Awaken

Minha última leitura para o Desafio Literário de 2011 foi Awaken, da Katie Kacvinsky. É um livro destinado ao público jovem (tá, YA, nesse caso acredito que o termo seja muito válido) e é uma distopia, o que me trouxe o interesse.

O livro conta a história de Madeline, uma jovem que vive em 2060. Na sua época, o mundo é dominado por computadores. As pessoas já quase não saem de casa, a educação é online, por meio da escola digital, e são raras as pessoas que leem livros de verdade. Um cenário futurista e até provável de acontecer em alguns pontos. Madeline conhece Justin, um rebelde que luta contra o mundo digital, e, guiada por ele, a garota desperta para a vida “real”.

Eu gostei da premissa do livro e, com a exceção de alguns detalhes que para mim não ficaram claros, gostei do mundo criado pela autora. Mas não gostei muito do romance em si. Madeline é ok, bem desenvolvida, mas não gosto dela (até porque estou fadada a não gostar de protagonistas de YA). Justin também não tem problemas. Mas quando os dois se juntam… tudo o que vemos é uma melação sem fim. O amor dos dois me lembrou a relação Bella-Edward e isso definitivamente está longe de ser um elogio. Toda essa história de “quando eu te vi, senti calafrios” é um saco e pior ainda é o fato de que não, Justin não quer ter um relação com Maddie, porque ele está muito ocupado salvando o mundo e ela merece alguém melhor. Me lembra um certo vampiro que brilha…

Fora isso, a autora também falhou ao não deixar nada para a interpretação dos leitores. Os malefícios da Internet estão expostos claramente, mostrando a conexão entre livro e a realidade e tratando o leitor quase como burro. E, vejam bem, esse já é um problema que eu tinha visto em Feios… Aparentemente, distopias e YA não funcionam juntas, pelo menos para mim (porque eu não considero Jogos Vorazes YA).

Ainda assim, o livro é bem escrito, tem seus pontos positivos e muita gente amou. Recomendo para os fãs de YA distópica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário