terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva: desafios literários

Fim de ano é hora das retrospectivas, yay! Só que para mim o ano só acaba quando termina, então prefiro fazer a lista de melhores e piores em janeiro mesmo, vai que a melhor coisa do ano surge nos últimos dias? Então decidi escrever sobre os desafios literários, que já foram concluídos.

O que li no Desafio Literário Skoob:
Março - Escritoras com A maiúsculo: Por você (Laurelin Paige)
Abril - Pega na mentira!: Faking Faith (Josie Bloss)
Agosto  - Folclore e mitologia: Wolven (Di Toft)
Dezembro - Ganhadores de prêmios: Filomena Firmeza (Patrick Modiano)

Se compararmos com a minha lista inicial de leituras, o que dá para perceber é que, como sempre, a maioria das leituras acabou sendo sem planejamento. Seis desses livros eram da minha estante, três foram leituras necessárias para faculdade/trabalho e o resto li da biblioteca ou do Kindle. Os temas foram simples, mas mesmo assim consegui fugir do que planejava ler, porque é o meu jeitinho. Enfim, já dá para ver que o Desafio Literário não me empolgou tanto. Eu fico animada para ver temas novos, mas quase sempre é repetição das mesmas coisas... Gosto de ter um guia para definir o que vou ler no mês, que é a ideia do Desafio, mas às vezes simplesmente tenho que enfiar o que estou lendo no tema e torcer para encaixar. Isso significa que vou parar de participar de desafios em geral? Obviamente não, porque sou trouxa. Mas do Desafio Skoob acho que vou desistir, pois tem uns temas que são bem fora da minha zona de conforto ano que vem (biografia? Holocausto?) e que eu teria que ir atrás para procurar um livro que me interessasse. Meus planos em 2016 são priorizar minhas leituras da estante, então o desafio não vai funcionar para mim. Mas vou seguir em frente, tem outros troféu desafios. Não vou falar das leituras em si porque vou fazer isso na retrospectiva literária.

O que li no Desafio Literário do Tigre:
Um livro...
com mais de 300 páginas: Esaú e Jacó (Machado de Assis)
clássico: O crime do padre Amaro (Eça de Queirós)
lançado no mês: Not if I see you first (Eric Lindstrom)
escrito por uma mulher: Morte no Nilo (Agatha Christie)
de crônicas: O louco de palestra e outras crônicas urbanas (Vanessa Barbara)
de poesia: Love that dog (Sharon Creech)
recomendado por um amigo: Caixa de pássaros (Josh Malerman)
com capa alaranjada: A ovelha negra e outras fábulas (Augusto Monterroso)
proibido em algum país: Nada (Janne Teller)
de distopia: The summer prince (Alaya Dawn Johnson)
em outro idioma: Faking Faith (Josie Bloss)
com a capa linda: De repente, nas profundezas do bosque (Amós Oz)
com a capa feia: Por você (Laurelin Paige)
que cabe no bolso: Wunderkind (Carson McCullers) 
para ler antes de dormir: Duelo (David Grossman)
para fazer chorar: Laços (Vitor e Lu Cafaggi)

Esse desafio é naquele estilo "leia durante o ano", então o que eu fiz foi ler o que eu queria e encaixar nos temas depois. Em dezembro, fui atrás dos temas que faltaram para concluir. O Desafio Literário do Tigre foi algo mais individual, porque a criadora acabou abandonando o projeto e com isso não me obriguei a publicar duas resenhas do desafio por mês, já que não teria plataforma para divulgá-las. Então tem livros que não foram resenhados ainda na lista e tem leituras iguais ao do DL Skoob? Tem sim. Eu gostei bastante desse formato, tanto que vou continuar aquele desafio da Popsugar, que apesar de não ter a lista no blog, está até que funcionando bem, muito obrigada. Prefiro que o desafio acabe em 2016 (ou 2017, 2018...) do que desistir dele só porque o ano acabou.

• Não li nada para o Sawyer reading challange. Pff...
• Li três livros do Rolling Stone's 40 best YA (Codinome Verity, Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente e The summer prince). A meta era seis, mas estou satisfeita com o número que atingi. No entanto, será que vou superar algum dia a presença absurda de The summer prince nessa lista? Creio que não.
• Não li nenhum livro dos 1001 para ler antes de morrer! Li mais clássicos em língua portuguesa esse ano, então deu nisso. Vou continuar com essas metas só de brincadeira mesmo, porque sei que não vou completá-las (e além disso ano que vem vou ter que ler Pride and prejudice, Wuthering heights e outras coisas da lista).
• E por último, da TBR jar, li dois livros dos sorteados: Wunderkind e Charlotte Sometimes — por coincidência (não), os menores. Claramente a TBR jar não funciona junto com outros desafios literários ao mesmo tempo, mas acho tão relaxante escrever os nominhos no papel, recortar e tal que vou fazer de novo ano que vem. Risos.

A conclusão: sou trouxa.
E vou continuar sendo trouxa em 2016, porque é tão bom completar desafios, tão bom falhar nos desafios. Eu continuo acreditando, apesar dos pesares.

4 comentários:

  1. Isso aí! Também vou continuar sendo trouxa em 2016 porque ser trouxa é divertido :)

    E parabéns pelos desafios completos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Eu não saberia o que ler sem os desafios, então por mais que reclame, gosto da ordem que eles trazem para mim ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  2. Eu também continuarei! hahahahaha
    Todo ano coloco um limite e falo que vou participar só de um desafio, mas claro que não cumpro a promessa! Falei pra Ligia de um que tou "ajudando" a organizar. Gostei dos temas selecionados. O ruim é que são três livros no mês (eu não sabia disso, à princípio :-/), mas se topar... https://www.facebook.com/groups/1278888785470343/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três livros por mês é demais para mim para um desafio, considerando meus outros projetos, mas obrigada pelo convite :)
      Eu vou participar do I dare you, que dá três opções por mês e você só precisa escolher uma, muito mais fácil (e sempre tem algo dentro da zona de conforto pra facilitar)

      Excluir