sábado, 19 de dezembro de 2015

Comentários sobre livros #4

1- A zebra Camila, Marisa Núñez e Óscar Villán

Foi outro livro que li antes de dar de presente. Ele tem mais texto do que os outros, uma história mais desenvolvida. As ilustrações são bem bonitinhas, mas o enredo não chamou minha atenção. O ponto de partida é interessante, mas o livro é repetitivo — de propósito —, o que pode cansar os adultos. Avaliação: 3/5

2- Laços de família, Clarice Lispector

Reli para a faculdade. Já escrevi uma resenha sobre ele aqui. É interessante revisitar a obra no contexto de estudo; acho que consegui captar muito mais dos contos agora. Ao mesmo tempo, dá para perceber que continuo a mesma: os contos de que mais gostei continuam iguais aos meus favoritos de antes, embora alguns que tinham me impactado na primeira leitura não chamaram tanta atenção na releitura. Enfim, continuo apreciando a Clarice contista. Avaliação: 4/5

3- Senhor Lambert, Sempé

 É o terceiro livro só do Sempé que eu leio, e achei o pior deles. Na verdade, já imaginava que não iria gostar tanto, porque já tinha aberto o livro antes e começado a ler, mas é chato quando um dos nossos autores favoritos nos decepciona, não é? A história não traz muito de novo, as conversas são repetitivas e as ilustrações, já que o livro se passa no mesmo lugar, um restaurante, não variam muito. Mas o final é engraçadinho, e continuo adorando o Sempé, então não tem como dar uma avaliação baixa. Avaliação: 3,5/5

4- O silêncio, Shusaku Endo

 Após uma aula de japonês em que o professor falou um pouco sobre a influência de Portugal no Japão, incentivei minha irmã a alugar esse livro na biblioteca, porque fiquei com vontade de ler algo histórico japonês. Não sei exatamente se eu estava lendo outras coisas, se estava sem tempo ou algo do tipo, só sei que perdi a vontade no meio do caminho — também por minha irmã ter lido antes e não gostado muito. Li umas trinta páginas, que eram em sua maioria uma introdução falando sobre o período histórico no qual se passa o livro, e acabei desistindo por falta de ânimo. Não queria forçar a leitura e ter que ler cem páginas por dia, então abandonei a leitura mesmo. Não descarto a ideia de ler de novo, se a vontade voltar — até porque o Scorsese vai lançar uma adaptação em breve e o livro vai ser mais comentado. Avaliação (do pouco que li): 3/5

5- Contos de mentira, Luisa Geisler

Eu gostei bastante de textos que já li da autora na internet e só li elogios dos livros dela, então decidi começar pelo livro de contos. Originalmente era para escrever uma resenha, e não um comentário, mas acho mais difícil escrever sobre livros de contos, especialmente quando eles não chamaram a minha atenção. Os contos mostram pedaços do cotidiano e tem estilos variados; alguns focam nos diálogos, outros são fluxos de consciência, por exemplo. A autora escreve bem, e continuo querendo ler seus romances, mas no geral achei os contos sem graça, poucos se destacaram. Avaliação: 2,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário