segunda-feira, 6 de abril de 2015

TAG: Liebster Award

Vi a tag no blog da minha irmã e decidi responder. Tenho outras tags para fazer, mas fiquei com vontade de falar mais de mim além dos meus gostos literários/cinematográficos/etc. São todas informações altamente relevantes (só que não) e eu acabei me empolgando e escrevendo mais do que devia. Infelizmente só sei ser prolixa para esse tipo de coisa. Não consigo encher linguiça quando tenho que escrever cinco páginas sobre um poema, que é o tipo de coisa que preciso fazer para a faculdade e portanto tem uma utilidade.  

As regras da tag, que eu vou convenientemente quebrar, são:
A) Escrever 11 fatos sobre você
B) Responder as perguntas de quem indicou
C) Indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores (não sei quem ainda não fez a tag)
D) Fazer 11 perguntas para quem você indicar (como não vou indicar ninguém, não vou criar as perguntas também)
E) Colocar uma imagem que mostre o selo do Liebster
F) Linkar de volta quem te indicou (de certa forma eu já fiz isso, não?)

11 fatos sobre mim:
1. As únicas séries que eu assisti do começo ao fim são Lost e The OC. Tenho preguiça de começar outras, porque não aguento essa coisa de ficar esperando a próxima temporada, eu assisto tudo que já lançou e depois não fico com vontade de voltar, como aconteceu com Awkward. Mas tem várias na minha lista que pretendo assistir algum dia, de preferência quando elas já tiverem acabado. Séries episódicas, como House e Criminal minds, e sitcoms como Friends eu vejo um episódio ou outro quando passa na TV, sem me importar com a ordem.

2. Sou bagunceira em questão espacial (espaço livre no meu quarto? Não tem), mas organizada com o meu lazer. Tenho listas de livros para ler, livros que comprei, uma planilha com todos meus esmaltes para controlar o uso, minhas redes sociais como o Skoob e o Filmow estão sempre em dia.

3. O início do meu vício em internet foi com o Neopets. Tinha vários amigos lá, adorava discutir no fórum de Fã Clubes e rir dos n00bs, além de jogar os joguinhos, cuidar dos pets e tal. Hoje sou tímida para conversar com pessoas até virtualmente, fico com vergonha por exemplo de comentar pela primeira vez em algum blog ou escrever algo em um grupo no Facebook. Mas tenho vencido essa timidez quando posso.

4. Não sou muito vaidosa. Embora eu goste de um estilo mais fofo, tipo vestido e sapatilha, tenho preguiça de me vestir assim e acabo sempre de camiseta, jeans e tênis. Gostaria de saber usar maquiagem, mas ter que tirá-la no final da noite já me desencoraja. No entanto, sou viciada em esmaltes. Tenho centenas deles (como já disse, tenho uma planilha para organizar) e pinto as unhas toda semana.

5. Faço Letras, mas não me encaixo tão bem no estereótipo de humanas. Na escola, gostava tanto de matemática quanto de português, mas não me via trabalhando com números, então fiquei com Letras mesmo. Além disso, fico sempre assustada quando ouço no ponto de ônibus da faculdade, por exemplo, as pessoas conversando seriamente sobre dialética, discutindo filósofos e coisas do tipo. Não tenho essa capacidade e não sou das maiores fãs do mundo acadêmico.

6. Atualmente só faço compras de livros na internet, em sebos ou em promoções, e pensar em pagar o preço integral de um livro me deixa agoniada, especialmente considerando que os livros que mais gosto costumam custar por volta de 40 reais. Eu espero uma promoção ou pego o livro na biblioteca. Tenho um Kindle e uso principalmente para livros piratas em inglês (pronto, falei), mas prefiro ler a versão física.

7. Faço aula de japonês e estou gostando muito. Escolhi o idioma porque assisto animes e minha família por parte de mãe é japonesa. Estou no segundo semestre do curso e ainda sei muito pouco, mas é gratificante conseguir ler algumas embalagens de comida que tem em casa ou entender algumas frases nos animes.

8. Tenho uma mistura de fascínio e medo por animais. Sou dessas que passa muito tempo na internet procurando fotos de bichos fofinhos, assisto documentários no Animal Planet, adoro ir a zoológicos (mesmo tendo minhas dúvidas se é eticamente aceitável ou não)(grande coisa zoológico ser ético ou não, amo carne e não sou vegetariana mesmo podendo ser, financeiramente falando), mas fico com medo de um cachorro se ele passa na minha frente (não medo de verdade, mas fico desconfortável se ele chega muito perto de mim, sabe?). Acho que tenho medo de alguma forma de todos os animais. Uma borboleta sozinha? Sem problemas. Um monte de borboletas na minha direção? Medo. Um gato sozinho? Que gracinha. Um gato me encarando? Medo. Felizmente, nenhum desses medos chega a ser fobia, e encaro aranhas e baratas melhor do que muita gente.

9. Adoro joguinhos de trivia e conhecimento inútil. De tabuleiro, meus jogos favoritos são Master e Perfil. Na internet, adoro o Sporcle, que tem jogos de vários tipos e de vários temas. Meus favoritos são os geográficos, os de adivinhar a música, com clipes de áudio, e os de livros (tem muitos sobre Harry Potter!).

10. Tenho paladar infantil e sou bem fresca com comida. Amo doces e frituras, não gosto de quase nenhuma verdura (mas amo brócolis), e se a comida não me atrai eu não experimento de jeito nenhum. Não gosto de várias comidas populares como estrogonofe, não como nada com molho branco, não como queijo cru nem passo manteiga, margarina ou requeijão no pão.

11. Não ligo muito para novas tecnologias. Não tenho smartphone e só venho sentindo falta de um recentemente, para usar aplicativos de chamar táxi e fazer alguma coisa enquanto espero o ônibus (antes eu ia à faculdade andando, mas agora que curso o noturno tive que começar a ir de ônibus).

As perguntas que minha irmã fez são:
1. Que características te agradam em capas de livros?
Gosto de livros com tipografias e/ou ilustrações bonitinhas. Alguns exemplos aleatórios de livros que fiquei com vontade de ler por causa da capa (alguns lidos e outros só na vontade): Vaclav & Lena,
Arlington Park, O condado de Citrus, A festa da insignificância, When God was a rabbit.
Gosto de capas mais simples também, só com o título do livro e o nome do autor, sem ilustração nem nada, e não costumo gostar de capas com fotos de pessoas.

2. Que características/elementos te atraem em um livro ao ler uma sinopse/resenha?
Não sei exatamente. Gosto de sinopses genéricas, personagens em crise, drama familiares, esse tipo de coisa mais pé no chão. Mas algumas sinopses que tragam suspense também me pegam, e tenho na minha lista um monte de livros com personagens com segredos, só porque quero descobrir os tais segredos. Como esse tipo de sinopse também é genérico, no entanto, acabo deixando esses livros para depois.

3. Se você recebesse o dom de tocar um instrumento musical, que instrumento escolheria?
Se o dom não vem com o instrumento em si, escolho violão. Gostaria de tocar piano, mas é inviável ter um em casa e seria meio chato ter o dom sem poder usá-lo quando quisesse. Então fico com violão, que é mais simples e daria para eu comprar.

4. Qual é o seu doce preferido?
Chocolate. Pode ser em barra, algum bombom ou qualquer coisa do tipo, mas tem que ser chocolate.

5. Qual é sua raça de cachorro preferida?
Samoieda. Eu passei grande parte da minha vida achando que era Akita, mas nesses últimos anos fiquei fã de Samoiedas. Não tem como não ficar apaixonada por esses filhotes, né? Infelizmente não é uma raça popular aqui em São Paulo, mas também não é tão raro ver um por aí.

6. Um livro que marcou sua infância?
Vou escolher O gênio do crime, porque graças a esse livro comecei a ler os outros do João Carlos Marinho. Foi com uma resenha de Sangue fresco, do mesmo autor, que eu ganhei um prêmio em um site sobre livros. Na quarta série, minha escola mandou que cada um escrevesse uma resenha para mandar para esse site. O site premiava as melhores resenhas e também lia trechos delas no rádio. Mais gente da minha série também ganhou o prêmio, e não gostei muito do livros que escolhi como prêmio (fico triste até hoje que não escolhi um do Terry Pratchett que tinha como opção), mas foi algo que recompensou o meu gosto por leitura. E por que não escolhi logo Sangue fresco como livro que marcou minha infância? Porque não acho o livro tão bom e prefiro mil vezes O gênio do crime.

7. Quais são suas três animações preferidas?
Não sei, então deixo a minha tag sobre animação no lugar.

8. Quais são os três blogs literários que você mais gosta/lê?
Se não fosse pelo literário, talvez fosse mais fácil responder. Gosto de blogs literários, mas leio muitos só para ficar por dentro das novidades. Acho que a tendência dos blogs mais famosos é ser mais impessoal, e não gosto disso. Além disso, muitos só leem os lançamentos e são poucos que têm um gosto parecido com o meu. Eu escolho o da minha irmã (porque se não ela reclama), o da Samy (pela sinceridade das resenhas) e o da Anica (porque boto quase todo livro que ela lê na minha lista depois de ler uma resenha elogiosa dela).

9. Ignorando todas as questões materiais e práticas, qual é a sua profissão dos sonhos?
Ser paga para dar opinião sobre o que eu quiser, mas que minha opinião seja confidencial (para não lidar com exposição, haters e coisas do tipo). 

10. Se você fosse escrever um livro, como ele seria?
Tenho várias ideias, mas, por mais que já tenha começado a desenvolver algumas, acho que tenho pouca paciência para escrever um livro de verdade. Tenho preguiça de pesquisar, não sou boa em planejar, etc.

11. Que lugares do Brasil você gostaria de conhecer?
Lençóis Maranhenses, Bonito e Amazônia. Acho que os principais são esses.

Liebster Award

(por algum motivo, a formatação do post ficou ruim e não consegui justificar a parte das perguntas. 12º fato sobre mim: sou péssima com HTML. Algum dia ainda vou aprender e fazer um layout melhor para o blog, mas enquanto isso, fico com o básico mesmo)

2 comentários:

  1. Gostei dos onze fatos sobre você. Não que aí tenha algo que eu já não soubesse, mas gostei das coisas que você escolheu contar. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos 11 fatos sobre você!
    Também tenho uma planilha com meus esmaltes, os usados, os que tenho que usar, os que estão emprestados, e são separados por marca. Hahahahahaha Aloka
    Aliás, hoje mesmo percebi que estou precisando atualizar a planilha.
    Piano é coisa mais linda né, fala sério! Mas que casa atualmente comporta um? A minha que não! hahahaha
    Acabei ficando com o microfone mesmo. Adoraria cantar bem! <3
    Amei a raça de cachorro que você escolheu! Que delícias! Mas ainda prefiro gatos. =^^=
    Fiquei toda convencida de ser citada aí. :P hehehehehe

    ResponderExcluir