quarta-feira, 22 de abril de 2015

Para quando formos melhores, Celeste Antunes

Para quando formos melhores

Fran saiu no escuro com Sara e escorregou no barro do jardim. Entrou em pânico ao perceber que estava caindo, congelou e não conseguiu jogar as mãos antes, e nem conseguiu sentir toda a dor que ecoava na parte de trás da sua cabeça. Pelo menos não antes de sentir a humilhação que tremelicava pelo seu corpo inteiro. Quis continuar deitada, mas julgava que o certo seria levantar. Quis sorrir para Sara e dizer que estava tudo bem, que ela ia levantar, mas não conseguiu. Fechou os olhos e se odiou, e odiou Sara porque ela não tinha caído, e odiou as risadas disfarçadas de quem não sabe o que fazer, e todas as cenas de todas as comédias em que alguém cai, a sua própria dor e a própria carne humana em que estaria presa por toda a sua vida.

Para quando formos melhores retrata cinco adolescentes paulistanos em meio ao seu dia a dia de escola, festas, bares e simples conversas nas casas uns dos outros. Gosto de ler e ver filmes sobre adolescentes no Brasil, então quando ouvi falar nesse livro não pude não colocá-lo na minha lista.

O livro pode mostrar a realidade de pouquíssima gente, mas ele acerta em cheio no retrato que se propõe a fazer. Estudei em uma escola meio intelectual, meio de esquerda e por mais que não fizesse parte do grupinho “popular” (em uma escola meio intelectual, meio de esquerda, os populares são os alternativos e indies, que, obviamente, nunca chamariam eles mesmos de alternativos ou indies), eu os acompanhei por anos. E foi uma delícia vê-los de certa forma nos personagens de Para quando formos melhores.

Consegui ver meus colegas naqueles bares que não frequentei, naquelas festas que preferi não ir e nas conversas que não tive ou que só ouvi. Mas se Teo, Lucas, Miguel, Sara e Fran são diferentes de mim pela extroversão ou pelo modo que escolheram se divertir, eles têm algumas semelhanças comigo nos dilemas da adolescência e em como veem o mundo. Afinal, mesmo que eu nunca tenha feito parte desse grupinho, éramos todos adolescentes, de classes sociais parecidas, com as mesmas referências.

Falando agora de forma mais objetiva, o livro é curto, com mais ou menos cem páginas, e tem muitos diálogos, colocados quase como se fosse teatro, misturados com partes mais introspectivas. É uma leitura rápida e só não ganhou 4 estrelas porque a metade final foca mais no Miguel e não me identifiquei tanto com os problemas dele.

Avaliação final: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário