segunda-feira, 30 de março de 2015

Morte no Nilo, Agatha Christie

Morte no Nilo

— Sim, sim, é óbvio, como já disse. E tão comum também! Geralmente encontramos estas passagens nos livros policiais. Atualmente está um pouco vieux jeu! O que leva a crer que o assassino é uma pessoa muito simplória.

Não sou muito fã da Agatha Christie, mas gosto de ler romances policiais de vez em quando, e os dela são fáceis de achar. Morte no Nilo é, acredito eu, um dos livros mais conhecidos da autora, e vale a fama que tem.

A diferença entre esse e os outros três livros que li da autora é que Morte no Nilo apresenta uma grande variedade de personagens que é explorada mesmo antes do crime. Os personagens são caricatos, mas isso até é positivo, pois são tratados com ironia. Não tinha reparado que a autora era irônica desse jeito nos outros livros, vai ver eu não estava no humor certo quando os li.

Continuo não gostando do Poirot, mas pelo menos nesse livro achei sua arrogância engraçada. No entanto, o livro tem algumas coisas um pouco machistas e racistas. Nada de surpreendente, considerando a sociedade da época, mas foi a primeira vez que isso me incomodou em um livro da autora.

Costumo me sentir traída no final dos livros policiais por achar as resoluções sem noção demais (na verdade, fico é com vergonha de não ter adivinhado o criminoso). Nesse não achei tão surpreendente, mas ainda assim achei um pouco estranho o modo que o crime foi feito. Talvez eu tenha que parar de se importar com verossimilhança para gostar mais de romances policiais…

Enfim, não tenho muito mais o que falar. Recomendo o livro para fãs de romances policiais e para quem quer uma leitura fácil, rápida e que prende a atenção.

Avaliação final: 3,5/5

2 comentários:

  1. Eu sempre acho a arrogâcia do Poirot engraçada! hehehehe
    Eu imagino um pequeno periquito com o peito estufado se achando papagaio! hahahahaha
    Mas eu gosto dele! Apesar do que, jamais chegará perto do lugar que Holmes tem no meu coração! <3
    Esse não está na lista de Agatha Christie que já li, mas pretendo ler algum dia.

    ResponderExcluir