sexta-feira, 20 de março de 2015

Por você, Laurelin Paige

Por você

Embora seu olhar não fosse tão intenso como tinha sido quando eu o conheci, sua atração continuava tão forte quanto daquela vez, e eu sabia, absoluta e inequivocamente eu sabia, que ele me desejava tanto quanto eu o desejava.

Em geral, participo de todas as cortesias do Skoob que me interessam minimamente. Se penso: eu leria esse livro se ele chegasse a mim de alguma forma, eu entro no sorteio. Por isso, acabei ganhando livros que não são exatamente a minha cara, como o livro dessa resenha. Mas gosto de lidar com meus preconceitos, descobrir se estão certos ou não.

Por você, da Laurelin Paige, é um romance erótico. Ele conta a história de Alayna, uma jovem bartender. Após conseguir seu diploma de MBA, ela quer ser promovida, com um posto de gerente na boate em que trabalha. O foco no trabalho é o que a distrai de seus problemas: ela tem facilidade em ficar obcecada por homens e chega até a persegui-los dependendo do tamanho da obsessão.

Um dia, a boate é comprada pelo empresário podre de rico Hudson. Ele tem uma proposta difícil de resistir para Alayna: ela deve fingir ser sua namorada em troca do pagamento de suas dívidas estudantis. Mas essa proposta e a atração que os dois sentem um pelo outro podem trazer de volta os vícios de Alayna. O que ela ainda não sabe, no entanto, é que Hudson também tem grandes problemas.

O livro foi meu primeiro contato com romances eróticos. Não é um gênero que eu leria se não caísse nas minhas mãos, mas eu tinha sim certa curiosidade em relação ao sucesso de vários livros. Se não li Cinquenta tons de cinza, fiquei com Por você mesmo. E a experiência valeu a pena, mas não foi a ideal. Acho que vou ficar longe do gênero enquanto a proposta de um livro não me agradar.

O meu problema principal é que eu não consigo gostar de Hudson. Ele é rico, gostoso e controlador. E é para a gente gostar dele só por causa disso. Mas não tolero gente ciumenta, que omite informações e, acima de tudo, que objetifique mulheres (por isso os ciúmes: ele não gosta de compartilhar suas COISAS). Acho problemático esse homem ser o ideal que muitas mulheres desejam, mas não vou entrar nessa discussão porque é bem complicada e ainda tem muita coisa nela que me deixa em dúvida do que pensar.

Em uma comparação com o que sei sem ler de Cinquenta tons de cinza, no entanto, Por você tem seus méritos. Alayna é uma mulher decidida e que só é submissa quando quer. Ela gosta de se vestir de maneira sensual, está bem resolvida em relação à sua sexualidade e é uma ótima profissional. Alayna gosta de homens dominadores e embora às vezes Hudson faça besteiras, eles sempre conseguem resolver as coisas de comum acordo.

A leitura em si foi interessante. O livro tem conflitos e dramas, não é só cenas de sexo — que, inclusive, vão se tornando cada vez mais breves conforme a história vai se desenrolando, como se a autora não quisesse se repetir. Fiquei presa na leitura, mas, parando para pensar melhor depois de terminado o livro, a estrutura é sim um pouco repetitiva: são situações que levam a pequenas cenas de drama, que normalmente terminam com Alayna chorando e Hudson a consolando, e depois cenas de sexo.

Sobre as cenas eróticas, não sou a pessoa mais indicada para falar, porque achei risível. Mas Por você não parece sair muito do clichê do gênero, então quem gostar de livros do tipo e achar Hudson de fato um cara ideal provavelmente vai curtir as cenas também.

O livro é o primeiro de uma série e não sei de onde vai sair tanta enrolação para mais livros. Não pretendo ler as continuações, mas valeu a leitura. Agora posso parar de participar de cortesias eróticas no Skoob, porque já matei minha curiosidade.

Avaliação final: 2,5/5

Um comentário:

  1. Nunca ouvi falar de nenhum livro desse gênero erótico que saia do clichê! hehehehe
    Também li um ano passado para um desafio e foi um saco. Mas quando eu era mais nova costumava ler esses romances de banca e adorava. :P

    ResponderExcluir