sexta-feira, 27 de março de 2015

A esperança, Suzanne Collins

A esperança

Atenção: Esse post contém spoilers!

Panem et Circenses se traduz por “pão e circo”. O escritor queria dizer que em retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades políticas e, portanto, abdicara de seu poder.

Li Jogos vorazes no final de 2010 e Em chamas no começo do ano passado. E só agora, em 2015, terminei a trilogia lendo A esperança. O bom de ler depois de todo o bafafá passar é que as expectativas diminuem e não preciso explicar o enredo porque todo mundo já conhece (eu, preguiçosa?). O ruim é que é mais difícil lembrar o que as outras pessoas acharam do livro e tentar comparar a minha leitura com a dos outros.

A minha opinião de A esperança coincide com a de toda a trilogia: legal, rápido de ler, prende a atenção, mas tenho vários probleminhas com o enredo ou com personagens. Não são questões críticas sérias, são coisas pessoais que talvez sejam difíceis de entender, mas o blog é meu e eu escrevo o que eu quiser, né?  É difícil, com livros tão comentados, fazer uma resenha comum apresentando o livro, então só quero fazer um apanhado geral das minhas impressões.

Para começar, vamos falar sobre a Katniss. Não é segredo que eu não gosto dela. É uma personagem interessante, mas detesto a sua narração. Não sei se os livros ficariam melhor com um narrador em terceira pessoa, porque acho que parte da graça é ter sentimentos, mesmo que raivosos, sobre os personagens. Mas em A esperança Katniss está deprê e para baixo e não dá para ficar muito brava com ela. O problema é que não dá para torcer por ela também, por sua falta de carisma. É tipo o que sinto nos filmes da Sofia Coppola (amo/sou comparações que só fazem sentido para mim): filmes sobre o vazio existencial me trazem sentimentos vazios. E eu leio ou vejo filmes para sentir alguma coisa.

Aliás, não consegui ficar emocionada com quase nada durante o livro. As mortes são pouco exploradas e acho a Prim uma personagem tão sem graça que queria mesmo que ela morresse para não aparecer mais . O Peeta está bem estranho e achei a história das teleguiadas muito viajada. Para ser sincera, não curto a parte tecnológica da trilogia. Entendo que tem que ter alguma criatividade e diferença em relação à nossa sociedade, mas às vezes é muito exagerado, o que até dificulta o entendimento (fiquei sem entender direito até agora o que é o Holo).

Não sei se eu compro totalmente a ideia da guerra como ela aconteceu, mas também não imagino sendo de outro jeito (o que basicamente resume todas as minhas críticas sobre a série: reclamo, mas não sei se ficaria melhor de outro jeito). O final é meio sem graça, mas, de novo, acho que é como tinha que ser.

A minha avaliação parece contraditória com o que falei até agora, mas é porque eu gostei do livro durante a leitura. Comecei a me questionar mais depois de ter acabado.

Para resumir: valeu a pena ter lido a trilogia? Sim. Indico para outras pessoas? Sim. Compraria para ter na minha estante? Não. Mas fiquei bem curiosa para ver os filmes, que muita gente acha melhor do que os livros. Eu vi só o primeiro e achei uma adaptação razoável, mas como o segundo lançou antes de eu ter lido o respectivo livro, fiquei atrasada e estou esperando passar na TV.

Ah, e sobre a edição: os últimos dois livros que li, contando com esse, foram da Rocco, e achei a revisão de ambos um pouco fraca. Espero que tenham corrigido/corrijam os erros nas edições futuras.

Avaliação final: 3,5/5

3 comentários:

  1. Também não gosto da parte tecnológica dos livros, tem muita coisa estranha que não é bem explicada.
    Preciso ver os filmes.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto demais dessa trilogia, mas esse foi o livro que menos gostei. Meu favorito é o segundo.
    Gosto da Katniss pq ela veio em um momento no qual todas as personagens eram menininhas frágeis esperando o ser sobrenatural da vez salvá-las. Obviamente ela não foi a primeira personagem feminina "forte", mas acredito que foi a primeira que caiu na boca do povo, principalmente adolescentes, e achei isso muito válido!
    O primeiro filme foi razoável, o segundo foi sensacional (mas melhor que o livro? não.) e o terceiro não vi ainda! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, acho a Katniss uma personagem importante pelos valores que ela traz. Mas, pessoalmente, não consigo gostar dela (o que já meio que é pressuposto na história, quando os personagens falam que a Katniss não tem carisma e que o Peeta é o de quem todos gostam)

      Excluir