segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Retrospectiva: julho

• Julho, como mês de férias da faculdade, foi um mês que me permitiu fazer bastante coisa. Não tanto quanto eu gostaria, mas às vezes a gente idealiza demais nossa produtividade, né? Ter tempo para não fazer nada, para conversar bobagens, para jogar joguinhos bestas e assistir besteiras na TV também é importante, e às vezes é até mais legal do que fazer o que a gente pretendia. Às vezes acho que levo o entretenimento muito a sério, com meus desafios e projetos, e que isso acaba estragando a graça da coisa (mas no começo do ano eu acho os desafios e projetos muito divertidos, porque, convenhamos, a parte mais legal dessas coisas é planejá-las).

• Eu até que saí bastante de casa para passeios culturais e esse mês foi um daqueles em que me senti muito privilegiada por morar em São Paulo. Para começo de conversa, o Nobuhiro Watsuki, mangaká de Samurai X, veio ao Brasil com a sua esposa e eles deram uma palestra gratuita no Centro Cultural São Paulo. Minha irmã é bem mais fã de Samurai X do que eu, mas eu gosto também, então fui acompanhá-la. A palestra foi interessante, embora tenha focado demais em detalhes de como é criar um mangá e coisas técnicas do tipo. Foi uma experiência bem legal vê-lo falando, entender um pouquinho de japonês ao vivo e observar os diversos tipos de fã — tinha até alguns de cosplay! Além disso, teve uma mostra de filmes de ação no CCSP também, em que eu vi O castelo de Cagliostro, o primeiro filme dirigido pelo Miyazaki, e uma mostra de animação no Cinusp, em que vi When Marnie was there. Eu acho incrível como as mostras de cinema aqui são bem variadas e sempre passam coisas legais! Obrigada, São Paulo (vi também O conto da princesa Kaguya, mas no cinema comercial mesmo, para incentivar as animações e o Studio Ghibli. Considerando que o filme estreou em pouquíssimas cidades brasileiras, também devo ficar feliz por morar em SP. E sim, foi um mês bem japonês).

Totoro (minha irmã — o Totoro grande — e eu — o pequeno — indo ver o Watsuki)

• Como tive mais tempo livre, acabava lendo os posts dos blogs que sigo mais cedo na minha ronda diária pela internet e procurando outros blogs para conhecer, mas percebi que sou muito fresca com blogs literários e que cada vez mais, infelizmente para mim, o foco é em vlogs. É difícil encontrar pessoas com gostos parecidos com o meu, os blogs mais famosos focam só em lançamentos ou soam muito impessoais, com 700 colunistas diferentes… Aí segui uns blogs gringos, mas eles focam em livros que só vão chegar no Brasil daqui a muito tempo. É triste, porque eu quero encontrar mais blogs para amar, mas são poucos os que postam com frequência, com resenhas legais, que foquem mais na opinião do que na sinopse e de livros que me interessam ou talvez eu seja chata demais. Alguma sugestão? (mas em agosto provavelmente vou ficar soterrada de posts para ler por causa do BEDA, pelo menos os blogs pessoais resistem!)

• Eu disse que traria indicações de links nas retrospectivas, mas acabei não salvando nada esse mês, ops. Então peguei um post antigo do blog da Thay que fala sobre Sailor Moon, aproveitando a vibe japonesa. Eu, com o meu jeitinho crítica de ser, costumo reclamar sobre o assunto, porque o anime clássico é enrolado demais, o novo tem uma animação de qualidade duvidosa, por assim dizer, e o mangá não me conquistou. Mas aí eu penso na mensagem que a história passa e nas memórias de infância assistindo Sailor Moon e não dá para não amar.

• Antes, quando eu só estudava, não ligava muito para fins de semana. Eu tinha bastante tempo livre nos dias de semana mesmo e não me importava em ir para à escola/faculdade. Mas agora que comecei a estagiar, basicamente vivi em função dos fins de semana. Eu meio que criei uma rotina nos dias de semana, mesmo no tempo livre, e no sábado e no domingo me dou o direito de fazer o que quiser e é maravilhoso ver quanta coisa diferente dá para fazer! Pena que as aulas estão de volta e meu tempo livre vai diminuir drasticamente.

• Falando em estudos, acho que este é o semestre em que estou mais desanimada em voltar para a faculdade. O semestre anterior foi meio chato, não sei se por culpa minha ou das matérias, e, sei lá, acho que enjoei da faculdade(?). Posso tirar mais um mês de férias e voltar depois? Eu gosto bastante do que estudo, mas tem uma hora que cansa, e além disso as matérias do semestre que vai começar agora são na sua maioria entediantes. Resumindo, minha reação quando penso sobre voltar à faculdade:

Kiki

Em julho:

Eu vi… mais episódios de Shigatsu wa kimi no uso. Cada episódio que vejo gosto menos do anime. Acho que falta sutileza, e vejo todo mundo amando tanto que acho que o problema sou eu. Só sei que fiquei desanimada com animes (ao contrário do que parece nesse post, né) e quando eu acabar Shigatsu provavelmente vou voltar ao Ocidente e ver uma série mesmo — estou com muita vontade de ver My mad fat diary.

Eu li… o primeiro livro da TBR jar, Wunderkind (resenha em breve). Posso não terminar de ler os sorteados nesse ano, mas pelo menos um deles já foi!

Eu ouvi… a trilha sonora de O conto da princesa Kaguya. A música cantada fica na cabeça e não sai de jeito nenhum. Como praticamente todos os filmes do Studio Ghibli, a trilha sonora de Kaguya é fantástica — assim como o próprio filme, que foi provavelmente o melhor filme que vi no ano.

Eu escrevi… por uma tarde uma das minhas histórias. Gosto bastante de escrever, mas acabou a época de achar que eu seria uma escritora “de verdade”, lançaria livros e coisas assim. Escrever um romance é muito difícil e não tenho planejamento nenhum. Se antes queria que ficasse bom, hoje só quero que o processo de escrita seja divertido. E está sendo, quando me lembro de escrever.

Eu comi… macarons. Eu sempre achei que macarons eram doces de gente fresca e rica, que prioriza a aparência ao gosto, até que um belo dia decidi experimentar um na loja de gente fresca e rica Ladurée, porque já estava no shopping da tal da loja e por que não, né, uma vez na vida? Se é para experimentar coisa de gente rica, que seja em loja de gente rica em shopping de gente rica, em que UM macaron custa DEZ REAIS. Aí eu comi o tal do doce e… gostei. Gostei bastante. E fiquei com vontade de comer mais, mas é claro que não fui mais na loja cara, porque além de ser total fora de mão para mim, pagar dez reais por um doce do tamanho de uma bolacha é coisa que a gente só faz uma vez na vida a não ser que ganhe na loteria. Enfim, tudo isso aconteceu há um tempão, é só para dizer que paguei minha língua e que depois que minha tia me falou de uma doceria mais barata que também tem macarons gostosos, eu compro os tais docinhos quando passo por lá. Não são meus doces favoritos e ainda assim são caros demais para comprar sempre, mas são gostosos para comer de vez em quando.

Eu fui… a quatro docerias diferentes. Não era para eu falar de comida, mas como já falei dos programas culturais lá em cima, não sobrou outra coisa… Como não tem docerias boas no meu bairro, sempre aproveito quando saio para comer um doce.

Kaguya (minha expressão quando sei que vou passar por uma doceria (mentira, só queria uma desculpa para colocar esse gif aqui. Melhor personagem de Kaguya))

Eu (não) comprei… nenhum livro! Depois de ter prometido comprar no máximo um livro por mês e obviamente ter me descontrolado já no início, me acalmei um pouco nos impulsos consumistas. Mentira, na verdade não encontrei nenhuma promoção que valesse a pena mesmo. Os livros que eu mais quero atualmente ou não entram em promoção nunca ou são lançamentos, então vai demorar um pouco para o preço deles abaixar.

Eu fiz… um layout novo para o blog, finalmente! Morria de medo de mexer com HTML, mas enfrentei meu medo e descobri que mexer com o que eu quero, que é só o fundo e o título, é bem fácil. Agora vou ficar viciada em baixar fontes e procurar fundos legais? Possivelmente.

E assim acaba mais uma retrospectiva! Estou gostando bastante de escrever coisas mais pessoais (e procurar por gifs é muito divertido), mas como não tenho assunto suficiente para um post só, junto tudo na retrospectiva e fica coisa demais. Ops.

Um comentário:

  1. Oi!

    Obrigada pelo comentário lá no blog :)

    Eu participava do DL do Tigre sim! Sinto saudades!

    Recomendo que você assista a Lizzie Bennet Diaries, é tão legal! E já tem todos os episódios lá, então não tem que esperar sair nem nada... Claro que vai ter meio que spoilers de Orgulho e Preconceito, mas vale a pena (e também ler o livro! Adoro, me empolgo).

    Eu também tenho uma TBR Jar, eu acho uma ideia muito boa! Leio um livro sorteado dela por mês, então vai demorar bastante pra ela acabar, mas é divertido sortear os papéis e o suspense de que livro irá sair, né?

    Também comi macaron uma vez lá na Ladurée! Pelo preço é do tipo só uma vez por ano basicamente! Mas é bom, eu comi o de chocolate, minha irmã pediu um cor de rosa que eu nem lembro do que era e não gostou muito. Pedir de chocolate é sempre sem erro. Queria que tivesse uma doceria que fizesse por aqui!

    Abraço!

    ResponderExcluir