sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Luna Clara & Apolo Onze, Adriana Falcão

Luna Clara & Apolo Onze

O pai de Luna Clara andava por aí pelo mundo, com a chuva sempre chovendo na cabeça dele, desde que (por uma estranha coincidência do destino) ele se desencontrou do seu amor, olha só que coisa mais triste.

Fazia mais de treze anos que o pai e a mãe de Luna Clara se encontraram, se apaixonaram, se casaram e se perderam um do outro, tudo isso em três dias apenas.

Diziam que ele era muito sortudo antes.

Infelizmente, um dia, ele perdeu a sorte.

O primeiro contato que tive com Luna Clara & Apolo Onze foi na livraria. A capa do livro me chamava a atenção sempre que passava na seção infantojuvenil. Mesmo assim, nunca comprei o livro. Não sei se isso aconteceu porque o livro não tinha sinopse fácil de achar ou porque eu tinha preconceito contra livro juvenil brasileiro. Aí a minha fase de comprar livro com preço integral passou, comecei a ver bastante gente falando bem do livro na Internet e fiquei mais curiosa ainda para ler, até que minha irmã o alugou na biblioteca. 

Luna Clara & Apolo Onze, como o título indica, conta a história de Luna Clara e Apolo Onze. Ela mora em Desatino do Norte e espera todos os dias a chegada do seu pai. Ele mora em Desatino do Sul e vive uma eterna festa com os moradores da cidade, mas não sabe o que deseja. Um dia, por uma coincidência do destino, os dois se encontram e, finalmente, dão conclusão a uma história que já os unia desde o começo.

O trunfo do livro é ter um enredo simples e ao mesmo tempo diferente com uma narração gostosa de ler e criativa. A história é um pouco confusa no começo, cheia de personagens com nomes curiosos, mas logo a gente os conhece melhor e passa a torcer para que os desencontros finalmente acabem e a sorte de Doravante volte.

O livro tem ilustrações bonitinhas e é formado por capítulos curtos e fáceis de ler. São trezentas e vinte páginas, mas elas passam bem rápido e não duvido que dê para ler tudo em um dia eu, uma leitora lerda, li em três.

Dos pontos negativos, eu não gostei muito do final dos personagens Luna Clara e Apolo Onze e achei alguns momentos repetitivos. No primeiro caso, isso é puramente questão de gosto. No segundo, sei que a lentidão dos acontecimentos é proposital, mas achei que algumas páginas poderiam ter sido enxugadas mesmo assim.  

Bom, definitivamente recomendo o livro para fãs de infantojuvenis. Eu gostaria de ter lido Luna Clara quando eu era mais nova, mas adorei ter lido agora também.

Avaliação final: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário