terça-feira, 9 de setembro de 2014

Adeus tristeza, Belle Yang

Adeus tristeza

Ganhei Adeus tristeza de uma amiga. O livro ficou parado por quase dois anos na minha estante, mas finalmente o li! Ele foi o primeiro sorteado da minha TBR jar. Eu provavelmente vou usar pouco o sorteio, já que participo de desafios literários e alugo vários livros na biblioteca, mas quando tenho tempo para ler algo meu fico tão indecisa que achei uma boa ideia fazer uma lista de livros para sortear. 

Adeus tristeza é uma graphic novel autobiográfica que conta a história da família da autora, a partir de conversas entre ela e seu pai, mostrando em seu pano de fundo parte da história chinesa.

Demorou um pouco para eu entrar na história, porque fiquei confusa no começo com os personagens e com as diferenças de tempo — o presente, que é a época da narradora, e o passado, a narrativa que o pai conta. A família da autora é grande e nem sempre é fácil reconhecer quem é quem pelo desenho, mas depois de um tempo a gente se acostuma.

O livro não é tão didático quanto Persépolis na questão histórica, o leitor sabe o que está acontecendo na China apenas a partir do que aconteceu com a família, sem explicações por fora. Isso é bom porque é a ideia do livro mesmo, mostrar como a família foi afetada, mas acho que eu acabaria aproveitando mais se soubesse mais sobre história chinesa antes de lê-lo. Ou seja, eu deveria ter lido o livro quando ganhei e estudava a história da China na escola, já que agora esqueci tudo que tinha aprendido, ops…

A arte do livro não é das minhas favoritas, não gostei muito do traço das pessoas, mas isso é questão de gosto pessoal. De qualquer jeito,  achei bom que a história tenha sido escrita em uma graphic novel, senti que era o meio certo pelo qual ela devia ser contada.

Para resumir, foi uma leitura interessante. Não é minha graphic novel favorita, mas vale a pena para quem se interessa por quadrinhos realistas, sem fantasia ou super-heróis.

Adeus tristeza 2

Avaliação final: 3,5/5

2 comentários:

  1. Oi Marilia!
    Fiz uma pesquisa no Gooogle sobre este livro e achei seu blog. Adorei!
    Lemos este livro e vamos discuti-lo amanhã, no nosso clube da leitura.
    Tbe curti mais Persépolis
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelos comentários! :)
      Que legal que o livro vai ser discutido em um clube de leitura, eu achei que fosse pouco conhecido.
      Beijos

      Excluir