sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Os últimos filmes que eu vi #6

1- Divergente (Neil Burger, 2014)

Divergente Não sou das mais ansiosas para ver adaptação de livro no cinema, mas fiquei curiosa para ver Divergente, por achar que teria boas chances de ter sido bem adaptado e também por ter sido elogiado pelos fãs do livro. Não tinha expectativas altas por não ter morrido de amores pelo livro, mas gostei do filme. Teve algumas mudanças que deixaram a história mais clara e mais crível, os cenários são legais, eu gostei do ritmo e achei o filme envolvente. Pontos negativos: o romance foi mal desenvolvido (o Quatro mostra pouco o seu lado legal antes de ele e a Tris ficarem juntos), os amigos da Tris ficaram meio parecidos entre si e não tiveram muito destaque, algumas cenas como a da tirolesa ficaram meio soltas sem a importância que têm no livro, e eu me lembrei de que não gosto de cenas de ação… Preguiça de cenas de tiroteio e de lutas, acho muito artificial. Avaliação: 3,5/5

2- Inside Llewyn Davis: balada de um homem comum (Ethan e Joel Coen, 2013)

Inside Llewyn Davis Estava curiosa para ver esse filme sobre um cantor folk que nunca fez sucesso. Tentei ver quando estava em cartaz, mas a sessão deu problema e não consegui assistir. Aí, o Centro Cultural São Paulo fez uma mostra de cinema nórdico de gênero que comparava filmes nórdicos com americanos parecidos. Não vi nenhum nórdico, mas acabei tendo a chance de ver Inside Llewyn Davis na tela grande por um real (CCSP, eu te amo!). Sobre o filme em si, não é muito surpreendente quanto ao enredo, e nem acontece muita coisa, mas não acho que isso seja um problema, porque não me cansou. Não sei dizer exatamente o motivo de eu ter gostado tanto dele, mas fica a dica para quem gosta de música folk. Avaliação: 4/5

3- Ernest e Célestine (Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner, 2012)

Ernest e Celestine  Só fiquei sabendo desse filme por causa da indicação para o Oscar de melhor animação. Achei que seria difícil de encontrar algum lugar para assisti-lo, mas acabou passando na televisão e antes disso eu tinha achado fácil um link para vê-lo pela internet. Ernest e Célestine é uma gracinha. O enredo é bem simples, mas a história envolve e tem até crítica social. É gostoso de assistir e é um bom filme para momentos de tédio. Não está na minha lista de animações favoritas, mas vale a pena. Avaliação: 4/5  

4- Hoje eu quero voltar sozinho (Daniel Ribeiro, 2014)

Hoje eu quero voltar sozinho Outro filme que eu vi por um real no Centro Cultural São Paulo. Eu já tinha visto o curta e gostado, mas não amei como tanta gente amou. A mesma coisa aconteceu com o longa. Achei que o filme começa um pouco artificial, e vai ganhando força aos poucos. É sensível, tem uma abordagem delicada para um tema delicado, mas eu senti falta de desenvolvimento em outras frentes além da romântica como a relação dos pais, a história do intercâmbio… Faltou fechar um pouco melhor essas partes da história. De qualquer jeito, eu gosto de filmes adolescentes brasileiros porque me identifico com eles e adoro ver o meu (antigo) cotidiano escolar no cinema. Além disso, também gosto de ver São Paulo em filmes, e reconheci alguns cenários em Hoje eu quero voltar sozinho. Avaliação: 3,5/5

5- Pocahontas: o encontro de dois mundos (Mike Gabriel e Eric Goldberg, 1995)

Pocahontas É muito triste perceber que eu não ligo tanto para quase nenhum filme da Disney que eu achava que era um dos meus favoritos. Pior ainda é não me lembrar se eles eram de fatos favoritos ou eu estou confundindo meu gosto com o da minha irmã. Em geral estou achando os filmes bonitinhos, com músicas legais, mas as histórias são muito simples e eu sinto que fica faltando alguma coisa… Pocahontas continua sendo legal, por ter lições importantes e tratar de um povo que tem pouco protagonismo em Hollywood, mas não vai ficar na memória como um filme excelente. Avaliação: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário