sexta-feira, 6 de junho de 2014

A ordem de pagamento & Branca gênese, Sembène Ousmane

A ordem de pagamento e Branca gênese

Se, segundo todas as aparências, a desonestidade parecia ter levado a melhor, era obra da época e não de Alá. Aquela época que recusava conformar-se à antiga tradição.

(A ordem de pagamento, p. 59) 

Minha irmã pegou este livro na biblioteca e eu aproveitei e o li também, já que é de um autor do Senegal e não é um país fácil de achar para o desafio volta ao mundo em 80 livros. Meio triste, mas em um ano, este é o primeiro livro africano que eu leio. Aliás, é triste como todos — especialmente as editoras — ignoram a literatura africana. A editora Ática tinha essa coleção de autores africanos, mas acho que ela não é mais lançada. Se não fosse pela biblioteca, minha irmã nunca teria ouvido falar deste livro.

O livro tem duas histórias — eu chamaria de novelas, a editora chama de romance. A primeira, A ordem de pagamento, conta a história de um homem, Dieng, que recebe uma ordem de pagamento do seu sobrinho e sofre para tentar conseguir o dinheiro. Ele precisa de documentos, e para isso precisa de dinheiro, mas sempre que consegue dinheiro divide com as pessoas da sua comunidade. Ele não entende a burocracia no novo espaço colonial. Já Branca gênese trata de incesto em uma sociedade antigamente tradicional, mas agora em crise com seus valores.

Eu gostei bastante da primeira história. Fui ficando angustiada com a demora para conseguir o dinheiro e com como Dieng não conseguia entender o que precisava fazer para consegui-lo. Ou seja, a leitura me prendeu. Já a segunda história eu achei mais complicada. Eu não conheço muitas coisas culturais do Senegal, e embora eu goste de aprender com os livros, também sei que entenderia melhor os livros se conhecesse a cultura antes, e esse é o caso de Branca gênese. A história não é muito especial, se não fosse pelos aspectos culturais que ela traz e que não conheço. E também tem muitos personagens e eu demorei para entender quem era quem.

Enfim, é uma leitura interessante. Apesar de ter algumas dificuldades por aspectos culturais, não é um livro difícil, não tem vocabulário complicado — tem notas de rodapé que explicam termos estrangeiros. Vale a pena dar uma chance para os autores africanos.

Avaliação final: 3,5/5

Um comentário:

  1. Como peguei o livro às cegas e não sabia o que esperar, acabei me surpreendendo positivamente com ele, não é daqueles livros super herméticos ou específicos, mesmo para quem nada sabe sobre o Senegal (eu!). :P

    ResponderExcluir