segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dear Bully, vários autores

Dear bully

I have no excuse for my terrible actions that day, but I realize now, I struck you because I simply didn’t have the words — the words to express all the pain, the frustration, the feelings of self-doubt, of shame, of embarrassment you caused me.

Encontrei esse livro para baixar por em algum site. Como gosto de coletâneas, e me interesso pelo tema bullying, achei que o livro parecia interessante e baixei sem nem ler a sinopse direito. Isso também porque era de graça — pirateado, ops — e eu raramente leio as sinopses de livros, só passo os olhos. Talvez por isso, encontrei algo um pouco diferente do que esperava.

Eu imaginava que fossem ser contos sobre bullying, ou seja, ficção. Mas são cartas sinceras, histórias de verdade, dos próprios autores, na maioria dos casos. No final, isso não faz tanta diferença, porque as histórias são curtas e por isso não poderiam ser muito desenvolvidas mesmo se fossem ficção. Mas acabou ficando um pouco monótono, com várias histórias repetitivas — afinal, são cerca de setenta autores, e muitos deles usam o formato de carta e falam coisas parecidas, descrevendo o que sofreram e falando como superaram.

Mesmo, assim, há uma certa diversidade. Há vários tipos de bullying: agressões físicas, relacionamentos abusivos, comentários maldosos. E são pontos de vista diversificados: de quem sofreu o bullying, de quem praticou, de quem só observou, de quem ajudou quem sofreu… Para mim, três histórias se destacaram: a de uma garota que relaciona pesadelos que teve com seus relacionamentos abusivos, uma em que a menina conversa com um daqueles robôs virtuais sobre o que ela sofre, e um discurso sobre uma menina que se matou feito por alguém nunca impediu o bullying.

Embora não seja um livro muito inspirador do ponto de vista literário, ele é importante, principalmente para quem sofre bullying. Não sei se bullying é comum no Brasil do mesmo jeito que é nos Estados Unidos, e acho pouco provável que o livro seja lançado aqui, mas é um assunto que não pode ser esquecido, e o livro mostra como ele afeta a vida de tanta gente.

Avaliação final: 3/5

Um comentário:

  1. Não me interessei pelo livro, mas fiquei curiosa com a história da menina que conversa com o "robô Ed". Talvez eu leia essa.

    ResponderExcluir