segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Caderno Vermelho, Paul Auster

O Caderno Vermelho

Não tive grande inspiração para o Desafio deste mês, então acabei indo na escolha da minha irmã: O caderno vermelho, do Paul Auster. Só tinha lido um livro do autor e gostado bastante, mas esse foi uma decepção.

O caderno vermelho é formado por quatro partes maiores, que são formadas por pequenas histórias sobre coincidências e acasos. Segundo o autor, todas são histórias verdadeiras, mas achei algumas bem inacreditáveis.

Bom, em primeiro lugar, eu não consegui ver um elemento unificador entre cada parte, achei meio estranha a separação. Se fosse vendido como um livro de pequenas crônicas sem ordem específica, tudo bem, mas não era o caso. Além disso, o fato de as histórias serem verdadeiras me deu um pouco de preguiça, porque dá margem para o autor falar demais da vida pessoal dele e isso sinceramente não me interessa. E, apesar de ele escrever bem, o estilo pessoal não me agradou nesse livro.

Algumas histórias são realmente surpreendentes e dignas, mas outras me pareceram bem sem graça. Não sei, acho que depois de ler Timoleon Vieta volta para casa, em que o acaso também é muito importante, as coincidências sem sentido de O caderno vermelho perderam a graça. Talvez eu não tenha gostado também por não conhecer direito a obra do autor e assim não entender a necessidade de se falar sobre o acaso…

É uma leitura rápida e simples. Eu não gostei por motivos bem particulares, mas pretendo dar mais chances para o Paul Auster.

Um comentário:

  1. Também achei que os casos ficariam melhores separados como crônicas curtas, mas acho que esse livro reuniu contos que foram publicados em épocas diferentes e, pensando assim, colocar os casos em conjunto faz mais sentido.

    ResponderExcluir