domingo, 30 de junho de 2013

Afluentes do rio Silencioso, John Wray

Afluentes do rio Silencioso

Afluentes do rio Silencioso é um livro que eu tive vontade de ler quando saiu no Brasil. Porém, não vi muita gente falando sobre ele ou comentários muito positivos, então perdi um pouco o ânimo. Mas, já que era uma opção possível na biblioteca e possivelmente se encaixaria no tema do mês do Desafio Literário, finalmente o li.

E realmente o livro não é muito bom do tipo que vale a pena ter (estantes cheias, sabe como é), mas valeu a pena ter pego na biblioteca para matar a curiosidade. É a história de William Heller, um jovem com esquizofrenia. Ele acredita que o mundo vai acabar mas que ele pode salvá-lo, então foge da clínica psiquiátrica onde estava. Enquanto ele vaga por aí, ficando principalmente no metrô, o detetive Ali Lateef e a mãe de William tentam encontrá-lo.

O livro é basicamente uma mistura de thriller com romance psicológico, mas não faz nenhuma dessas coisas com profundidade. Não há muito suspense e emoção na parte thriller (embora uma revelação no final tenha me surpreendido) e os personagens também não são tããão explorados psicologicamente. É claro que essa opinião pode ter sido influenciada pelo fato de o último livro que eu li foi Precisamos falar sobre o Kevin, e não há comparação entre a atmosfera pesada deste com a narração quase descontraída de Afluentes.

A minha expectativa é que o livro fosse mais parecido com O estranho caso do cachorro morto, mas não achei que Afluentes tratou tão bem a doença mental. Talvez por não focar tanto na doença, talvez pela doença em si ser mais “desorganizada”. Não sei. Mas se você já sabe alguma coisa sobre esquizofrenia, não é um livro que vai acrescentar sobre esse assunto.

No entanto, não nego que gostei do livro, ele prendeu a atenção boa parte do tempo e gostei do fato do foco narrativo se dividir entre William, sua mãe e Ali (embora seja narrado em terceira pessoa, cada parte tem o olhar de um destes personagens).

Portanto, esse livro pode não ser o livro da minha vida, mas vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário