quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobreviventes do Holandês Voador, Brian Jacques

Sobreviventes do Holandês Voador

O Holandês Voador é um barco condenado a navegar eternamente pelos mares. Desse barco só saíram vivos um menino e um cachorro, salvos por um anjo que lhes deu uma missão: ajudar os necessitados em troca de juventude eterna.

Nunca tinha ouvido falar desse livro antes, só o li porque a sócia da minha mãe me emprestou. Pela capa, título e sinopse, achei que o livro focasse mais na parte de navegação. Mas me enganei, a parte do barco ocupa apenas as cinquenta páginas iniciais. O resto do livro mostra duas “boas ações” do menino e do cachorro: ajudando um pastor e ajudando uma pequena cidade a não virar uma grande fábrica (e assim conhecendo novos amigos e buscando pistas para um tesouro).

No começo, não estava gostando muito do livro. Mas insisti na leitura e no meio passei a aproveitá-la mais, até que do meio para o fim voltei a gostar menos. A principal razão para eu não ter gostado do final é que Ban e Din, o garoto e o cachorro, são personagens chatos. Ban é aquele menino bom e esperto, de quem todos gostam… Sem graça. E Din é o cachorro inteligente e supostamente engraçado (eu não vi graça). Os outros personagens do bem são simpáticos pela descrição, mas todos agem da mesma forma, não são bem desenvolvidos. É muita bondade sem personalidade para um livro só.

Além disso, a parte da “caça ao tesouro” foi um pouco cansativa para mim. Eles encontram uma pista, demoram para decifrá-la (os personagens bonzinhos se revezam para cada um descobrir uma parte da dica) e para encontrar a próxima.

Concluindo, foi uma leitura divertida, mesmo com seus pequenos problemas. É um livro de entretenimento, e cumpre o seu papel sem se destacar.

Um comentário:

  1. Eu fiquei bem contente quando descobri que esse não era um "livro de barco". E gostei da caça ao tesouro :P

    ResponderExcluir