segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Marina, Carlos Ruiz Zafón

Marina

Marina é minha última leitura do mês para o Desafio. Minha tia me emprestou esse livro faz um tempão e eu só tive a oportunidade de lê-lo agora.

Já tinha lido A Sombra do Vento do mesmo autor há um tempo. Gostei bastante, mas achei superestimado. Continuo com essa opinião ao ler Marina.

O livro conta a história de Óscar Drai, um menino de quinze anos que mora num internato. Um dia, em um passeio por Barcelona, ele vê uma casarão com cara de abandonado. Curioso, ele entra e depois de um tempo fica amigo de Marina e do pai dela, moradores do casarão. Juntos, Óscar e Marina vão desvendar um incrível mistério.

No início, a história não me prendeu. Eram muitas descrições, cheias de metáforas… No geral, eu ainda não curto a linguagem poética do Zafón ao descrever as coisas. Depois de um tempo eu comecei a curtir mais o livro. Quando o mistério começa, não dá para parar de ler. O autor vai nos dando dicas sobre a resposta do mistério (María Shelley, sério?), mas mesmo assim eu continuei curiosa para saber como as coisas se resolveriam.

Não sei se isso é considerado spoiler, mas achei que o livro não teria tons sobrenaturais, pelo menos não tanto. Eu achei que ficou meio deslocado, ainda não engoli essa parte.

Diferente de um monte de gente, que não entendeu a união da parte mistério com a emocional, eu achei a união das duas bem feitas. Gostei bastante do livro ter mais de um “tom”.

Zafón, como em A Sombra do Vento, continua sabendo criar ótimos personagens e usar bem a cidade de Barcelona como cenário.

Recomendo o livro para quem gosta de mistérios diferentes, linguagem poética e um tom sombrio e até nostálgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário