terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Livro Selvagem, Juan Villoro

O Livro Selvagem

O Livro Selvagem conta a história de Juan, um garoto de treze anos. Seus pais estão passando por problemas e ele é obrigado a passar as férias na casa do tio Tito, dono de uma enorme biblioteca particular. Juan nunca gostou tanto assim de ler, mas aprende com Tito que é um leitor especial. Junto com o seu crescente amor por livros, nasce também o amor por Catalina, a bela garota da farmácia. Juntos, a garota, Juan e Tito vão buscar o Livro Selvagem na biblioteca, um livro especial que não quer ser encontrado pelas mãos erradas.

Esse livro é uma graça. Eu tive vontade de ler desde que foi lançado no Brasil, mas só li agora ao pegá-lo na biblioteca. Fazia um tempo que eu não lia infanto-juvenis simpáticos como esse. Os livros em que há um clima de fantasia mas não um mundo de fantasia propriamente criado sempre me encantaram (dá pra entender?).

A leitura foi rápida e divertida. Adorei o Juan como narrador e como personagem, e sua incrível família, principalmente o tio Tito e a irmã Carmen com seus bichinhos de pelúcia.

É do tipo de livro que não importa qual será a resposta do mistério  (porque, no caso, já era meio óbvia a resolução), e sim como ela vai ser narrada e o que acontece no percurso.

O livro também é ótimo para quem gosta de livros sobre livros. Tio Tito tem várias frases profundas sobre leitura e são usadas várias referências aos clássicos. Mas, para mim (e isso porque eu tenho uma visão bem particular sobre leitura), esse é um dos pontos negativos do livro. Ele endeusa demais a leitura e os livros. Não é como se a leitura fosse sempre o remédio para a alma. Sim, funciona às vezes, assim como filmes, música, comida podem funcionar, por exemplo. Isso é só um detalhezinho, e é algo que mais me incomoda por aí do que no livro em si. Até porque no final não fiquei tanto com essa impressão, e sim feliz com a leitura fofa e um pouco triste por sair da biblioteca de Tito.

2 comentários:

  1. Também gosto de livros com clima de fantasia, mas no mundo real. E concordo com você sobre o endeusamento dos livros, fica uma coisa bem "a leitura é a chave de tudo", mas acho que a maioria dos leitores vai gostar disso, até porque a maioria dos leitores gosta de se achar especial por ser leitor. (quanta repetição da palavra "leitor" :P)

    ResponderExcluir
  2. Olha nunca ouvi falar desse livro mas gostei da resenha e acho super legal livros que falam de livros, ia amar ficar nessa biblioteca

    bjos

    ResponderExcluir