O livro que eu li nesse mês para o Desafio Literário foi A Escada dos Anos, da escritora americana Anne Tyler.
A capa desse livro me agrada muito, embora eu não ache que tenha tanto a ver com a história, e a citação do Nick Hornby, um dos meus escritores preferidos, me fez criar uma pequena simpatia pelo livro antes de lê-lo. Mas, ao mesmo tempo, as avalições para os livros da Anne Tyler no Skoob são baixas, o que me deixou um pouco receosa de ler o livro. Não queria acabar com a imagem que tinha dele. E não acabei.
O livro conta a história de Delia, uma mulher de quarenta anos casada e com três filhos que começa a se sentir cansada com sua vida. Então, de repente, ela pega carona com um cara que estava trabalhando em sua casa de praia e vai parar em outra cidade. Delia começa uma vida nova: sem o marido, sem os filhos, com um novo emprego, um novo lugar para morar…
O enredo do livro pode sugerir que a vida nova dela é incrível, cheia de ótimas mudanças e novas alegrias. Mas isso é um engano. A vida dela continua tediosa e Delia continua angustiada. E é aí que se encontra o brilhantismo do livro. Anne Tyler não quis fazer um romance que funcione como fuga da realidade, e sim um romance que faça o leitor refletir sobre a vida. A escritora apresenta uma visão realista da vida de muitas mulheres. Imagino que existam várias Delias por aí…
Os personagens do livro são também muito bem construídos. Delia, apesar de um pouco tediosa, é muito real. Sua família também poderia existir, mas não deixa de ser carismática por isso.
Para mim, o livro só peca pelo tamanho. É muito grande para a história que tem, ele poderia ser um pouco menor. Além disso, achei uma parte do final meio forçada. Não o final em si, mas o que levou a esse final…
Enfim, eu recomendo o livro para quem quiser um livro que mostra bem o cotidiano em que muitos de nós vivemos.
Hmmm, a capa é convidativa. E por fugir o óbvio ganho meu interesse. Parece-me uma boa pedida! Valeu!
ResponderExcluirBeijos
Gostei muito da sua resenha. O que mais me agradou no livro foi exatamente isso dele mostrar vidas normais, de pessoas normais :)
ResponderExcluirBela capa e parece ser super interessante, principalmente quando ela ve que apesar de ter "mudado" de vida ela continua a mesm.! O.o
ResponderExcluir