segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Desafio Literário de Setembro

O Nome da Rosa O livro escolhido para o desafio desse mês é O Nome da Rosa, do Umberto Eco. Escolhi esse livro por ser o primeiro romance histórico que lembrei, além de já ter assistido ao filme e gostado da história.

O Nome da Rosa é uma narrativa policial ambientada em um mosteiro beneditino da Itália no século XIV. Nele nós vemos uma série de mortes misteriosas que são investigadas por Guilherme de Baskerville, um monge franciscano.

O livro é muito interessante por mostrar como era o pensamento religioso medieval e como as pessoas tinham opiniões diferentes sobre muitos assuntos, desde a pobreza de Cristo até o riso.

Uma coisa que me incomodou um pouco durante a leitura é que, assim como no livro do desafio passado, há muitas frases em outra língua e sem tradução. Dessa vez, a língua é o latim, que eu achava que seria fácil de entender mas infelizmente não foi. Isso fez eu me desligar em alguns momentos do livro, principalmente nas discussões religiosas, em que o latim era mais utilizado.

Achei os personagens do livro muito bem desenvolvidos, desde Adso, o narrador, até personagens secundários, como o despenseiro. Nesse aspecto, o filme, que revi após a leitura do livro, não me agradou. Como eles tiveram que reduzir muita coisa, os personagens secundários acabaram não tendo tanto destaque e só eram vistos em ações mais importantes e não em conversas casuais.

Além disso, o filme reproduz um clima de hostilidade exagerado. É claro que há uma tensão durante toda a história, porém o filme quase não traz momentos em que vemos a hospitalidade dos monges beneditinos em relação a Guilherme. Os monges nem apresentaram a abadia a ele! Assim o monge franciscano teve que descobrir tudo sozinho e pareceu muito mais inteligente do que sua versão no livro, em um ponto que chegou até a ser irreal. Ele deduzia as coisas sem nem explicar direito como chegou àquilo! Enfim, preferia não ter revisto o filme logo após ter lido o livro e assim continuaria com uma visão ótima dele.

O livro é ótimo como narrativa policial e histórica e, mesmo com momentos um pouco cansativos, me empolgou bastante.

2 comentários:

  1. Gostei da resenha :)
    Também gostei bastante do livro, mais do que eu esperava. As partes em latim me irritaram, preciso estudar com mais afinco, aí quem sabe um dia eu entenderei tudo (até parece).
    Acho que essa fórmula de livro de detetive realmente não combina muito com filmes.

    ResponderExcluir
  2. Do filme posso dizer que gosto muito. Talvez por isso não me animei muito a ler o livro. Mas não descarto a possibilidade. Òtima resenha!

    Beijocas

    ResponderExcluir