quinta-feira, 29 de abril de 2010

Livro reserva do Desafio Literário

 VIDA_DE_DROGA Como não gostei muito do meu livro do Desafio Literário de abril e sobrou tempo para eu ler mais, decidi ler meu livro reserva, Vida de Droga, do Walcyr Carrasco.

O livro conta a história de Dora, uma jovem rica cujo pai perde o emprego de repente e então a família, após entrar em crise, passa a viver em um bairro mais pobre. A garota tem seus preconceitos no início, mas logo começa a fazer amigos. E, junto com eles, vêm as drogas.

No início, Dora fuma maconha só de vez em quando, sempre dizendo que pode parar quando quiser, porém ela passa a usar outras drogas e fica completamente viciada.

Vida de Droga é um livro que claramente quer passar moral, por mais que o autor diga o contrário. É normalmente lido na escola e por isso eu estava com expectativas ruins (não que todos livros que a escola passe sejam ruins, mas esse tipo de livro, que quer ser educativo, costuma ser chato), mas eu decidi ler do mesmo jeito.

O livro superou minhas expectativas. Gostei na maior parte do tempo, eu não queria parar de ler. Porém o achei meio exagerado e Dora, por mais que represente pessoas que devam existir, é preconceituosa e mal-educada sem motivos na maior parte do tempo, o que me deixou com raiva. Além disso, o final é previsível e, na minha opinião, um tanto irreal.

Eu recomendo a leitura a jovens que se interessam pelo assunto, não acho que seja um livro que agrade a todos.

4 comentários:

  1. È... o título é um tanto quanto opressivo. Só por ele, eu não me aproximaria do livro. Desejo boas leituras para você agora em maio.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. verdade, concordo com o comentário da vivi: nem o título nem a capa atraem o leitor. e pela sua resenha, o conteúdo também podia ajudar mais :oD

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, é um livro que quer passar lição de moral. Eu o li na escola e achei que ele é um desses livros bem típicos de escola mesmo (que você, menina de sorte, não teve que ler muitas vezes n.n).

    ResponderExcluir
  4. Lerei esse livro, mesmo não sendo mesmo interessada no assunto. :B

    ResponderExcluir