Como não gostei muito do meu livro do Desafio Literário de abril e sobrou tempo para eu ler mais, decidi ler meu livro reserva, Vida de Droga, do Walcyr Carrasco.
O livro conta a história de Dora, uma jovem rica cujo pai perde o emprego de repente e então a família, após entrar em crise, passa a viver em um bairro mais pobre. A garota tem seus preconceitos no início, mas logo começa a fazer amigos. E, junto com eles, vêm as drogas.
No início, Dora fuma maconha só de vez em quando, sempre dizendo que pode parar quando quiser, porém ela passa a usar outras drogas e fica completamente viciada.
Vida de Droga é um livro que claramente quer passar moral, por mais que o autor diga o contrário. É normalmente lido na escola e por isso eu estava com expectativas ruins (não que todos livros que a escola passe sejam ruins, mas esse tipo de livro, que quer ser educativo, costuma ser chato), mas eu decidi ler do mesmo jeito.
O livro superou minhas expectativas. Gostei na maior parte do tempo, eu não queria parar de ler. Porém o achei meio exagerado e Dora, por mais que represente pessoas que devam existir, é preconceituosa e mal-educada sem motivos na maior parte do tempo, o que me deixou com raiva. Além disso, o final é previsível e, na minha opinião, um tanto irreal.
Eu recomendo a leitura a jovens que se interessam pelo assunto, não acho que seja um livro que agrade a todos.
È... o título é um tanto quanto opressivo. Só por ele, eu não me aproximaria do livro. Desejo boas leituras para você agora em maio.
ResponderExcluirBeijocas
verdade, concordo com o comentário da vivi: nem o título nem a capa atraem o leitor. e pela sua resenha, o conteúdo também podia ajudar mais :oD
ResponderExcluirConcordo com você, é um livro que quer passar lição de moral. Eu o li na escola e achei que ele é um desses livros bem típicos de escola mesmo (que você, menina de sorte, não teve que ler muitas vezes n.n).
ResponderExcluirLerei esse livro, mesmo não sendo mesmo interessada no assunto. :B
ResponderExcluir