sábado, 31 de outubro de 2015

Cira e o Velho, Walter Tierno

Cira e o Velho

— O homem branco, que acaba de chegar a estas terras, nunca ouviu falar das coisas que, para o homem sensato, são comuns. Só porque tem jeito mais poderoso de matar, o branco pensa que sabe de tudo. São todos uns tolos, ignorantes. Vosmicê, abaiba, deve ser o pior de to…

Seria interessante descrever o debate metafísico que os dois teriam travado a respeito da diferença entre civilizados e selvagens, conhecimento e sabedoria, técnica e tecnologia. Mas, na verdade, a explosão do caraíba era tudo que o sertanista esperava. O murro reprimido finalmente se libertou e explodiu no rosto do índio, que, por sua vez, lançou um feitiço.

Conheci Cira e o Velho pela minha irmã. Já tinha ouvido falar do trabalho do Walter Tierno através do Psychobooks, mas, sinceramente, eu não me interessava muito. Na teoria, gosto de conhecer autores brasileiros pouco conhecidos. Na prática, tenho um pouco de preguiça de livros novos de fantasia e de mitologia, porque a chance de dar errado é grande. No entanto, o livro do Walter Tierno foi uma surpresa positiva.

O livro é baseado nas lendas da Cobra Norato e da Maria Caninana. Esta pede para que o tal Velho do título mate todos os filhos de seu irmão, Norato. Mas Cira sobrevive e planeja a sua vingança contra o assassino. A história se passa no Brasil colonial, e inclui até a guerra dos Palmares nos acontecimentos, enquanto a narrativa é contada por alguém do presente, que reuniu o que descobriu sobre Cira.

Achei bem interessante essa mistura entre mitologia e história e fiquei feliz em ver como isso ficou natural na narrativa. Foi legal ler algo sobre índios e sobre esse período, porque a verdade é que eu só tinha visto coisas do tipo para a escola. Nesse sentido, me lembrou do filme Uma história de amor e fúria. Os dois são entretenimentos que ensinam sem precisar deixar informações educativas soltas nas narrativas, conseguindo contextualizar bem o pano de fundo histórico sem explicar tudo. Cira e o Velho inclusive seria uma leitura apropriada para a escola, embora não para crianças devido à violência sexual presente na história.

A leitura fluiu bem, embora eu tenha gostado bem mais do começo do que do final. Os personagens são um pouco unidimensionais, mas acho que isso faz sentido considerando o tom mítico da narrativa. Eu não conheço muito de folclore brasileiro e não sei quanto da história foi invenção e quanto foi inspiração na lenda; de qualquer jeito, acredito que o autor tenha feito um bom trabalho.

Avaliação fina: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário