quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Desafios literários 2015

Como tive um semestre atípico na faculdade e meu fim de semestre está sendo em janeiro, acabei procrastinando alguns posts no blog. Um deles é este: o de desafios de 2015. No final dos últimos anos, sempre fico ansiosa esperando a lista de desafios que vão sair. Fico dividida entre querer que as listas não me agradem e assim eu possa ter um ano menos preso a desafios e a querer que as listas sejam incríveis.

Como estou com vários projetos e com algumas metas, além da TBR jar, acabei participando de mais desafios do que pretendia. Pensei em participar de mais um além dos que vou citar no post, mas acabei desistindo porque eu ia (ou melhor, eu vou) acabar me enrolando com todas essas leituras. Felizmente, só um dos desafios é mensal, o resto pode ser lido quando eu tiver vontade.

O primeiro desafio, que é o que eu pretendo seguir mais seriamente, é o Desafio literário Skoob. Ele é feito a partir de um grupo do Facebook e segue a proposta dos desafios mensais: todo mês tem um tema e você tem que ler e resenhar algum livro do tema. Gostei dos temas desse ano porque são um pouco mais livres, sem tantos gêneros como outros. Assim é mais fácil de adequar os livros que eu tenho em casa com o desafio.

Os temas e algumas das minhas ideias de leitura são:
Janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
Já li Uma casa na escuridão. Se eu conseguir terminar em janeiro, vou ler também O garoto zigue-zague, do David Grossman. Esses são os últimos livros que minha irmã alugou na biblioteca.

Fevereiro: Fantasia
A casa dos muitos caminhos, da Diana Wynne Jones, O oceano no fim do caminho, do Neil Gaiman, ou Wildwood, do Colin Meloy. Os três estão esperando aqui na estante para serem lidos há um bom tempo.

Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo (um livro escrito por mulher)
Vou casar com algum dos meus projetos e ler Codinome Verity, da Elizabeth Wein, ou A lista negra, da Jennifer Brown. Ou qualquer um que der vontade. Tem bastante coisa de mulheres na minha estante.

Abril: Pega na mentira! (uma história que envolva mentira, falsidade, enganação)
Quero ler Garota exemplar, da Gillian Flynn, ou Depois da escuridão, do Sidney Sheldon. Minha tia que me emprestou os dois.

Maio: Língua-mãe (livros escritos originalmente em português)
Esse também é desses que é tão livre que dificulta a escolha. Comprei recentemente Rani e o sino da divisão, do Jim Anotsu, e estou com muita vontade de ler. Como vou fazer uma matéria sobre literatura africana de língua portuguesa na faculdade, pode ser que eu encaixe alguma das leituras nesse tema.

Junho: Casais (namorados, casados, separados, viúvos, etc)
Pensei em Na praia, do Ian McEwan, ou em O mundo pós-aniversário, da Lionel Shriver. Se eu quiser algo mais leve, tem vários YAs para escolher.

Julho: Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetam ao inverno)
Estou adiando a leitura de O palácio de inverno, do John Boyne, há muito tempo. E meu tio me emprestou Boneco de neve, do Jo Nesbø. Fiquei feliz em ver que as pessoas acabaram me ajudando no desafio mesmo sem eu ter falado nada para elas.

Agosto: Folclore e Mitologia
Minha irmã tem um livro de mitos noruegueses chamado Askeladden e outras aventuras, e devo ter em casa outros livros de mitos mais infantis. Também tenho Odd e os gigantes de gelo, do Neil Gaiman.

Setembro: Livros banidos (tem uma lista aqui para ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_livros_censurados)
Eu podia escolher vários clássicos, mas provavelmente vou ficar com os YAs banidos em escolas. Quero ler Diário absolutamente verdadeiro de um índio de meio expediente, do Sherman Alexie, ou Forever, da Judy Blume.

Outubro: Terror
O que eu tenho em casa: A outra volta do parafuso, do Henry James, Nosferatu, do Joe Hill e Histórias de horror, de vários autores.

Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
Minhas escolhas por enquanto são Como falar com um viúvo, do Jonathan Tropper, e Morte e vida de Charlie St. Cloud, do Ben Sherwood. Mas tem vários livros que falam sobre o tema, então posso ler outra coisa.

Dezembro: Ganhadores de prêmios (livros/autores vencedores do Jabuti, Nobel, Pulitzer, etc)
Só pensei em Luz em agosto, do William Faulkner, mas tenho vários livros que ganharam prêmios menores. Vou acabar escolhendo pelo meu humor.

O segundo desafio do qual vou participar é o Desafio literário do Tigre, pela segunda vez. Dessa vez, o modelo é diferente e sugere que você leia dois livros por mês, escolhendo o tema que se encaixe dentre as opções.

DL do Tigre Como são muitos temas, não vou criar minhas opções para cada e vou encaixar minhas leituras no desafio como der. Alguns temas, como poesia e crônica, não são tão fáceis e provavelmente vou ter que ler só para o desafio, mas não é nenhum problema. O difícil, no começo, é escolher em que categoria vai ficar o livro, porque vários se encaixam em mais de uma.

O último desafio, que vou fazer só de curiosa, é o que inspirou o DL do Tigre. Pelo que eu entendi, é de uma revista feminina, e as categorias são essas:Reading challenge

(a imagem ficou minúscula e ilegível, desculpem aí. Mas é só procurar 2015 reading challenge no Google que dá para encontrar uma maior)

Esse vai funcionar assim: eu vou encaixando os livros nos temas e vejo como fica. Cada livro pode ser usado em mais de um tema, para ficar mais fácil. Aí no final do ano eu vejo quantas categorias eu li das cinquenta. Se der para completar, melhor ainda.

São esses o três desafios de 2015. Espero que eu consiga desencalhar vários livros da minha estante… Vou colocar o andamento dos desafios na página de projetos para ficar mais fácil de acompanhar. Boa sorte para nós!

3 comentários:

  1. Nossa, eu sou louca pra ler A Casa dos Muitos Caminhos, mas está sempre caro pra comprar! Já li os dois primeiros e AMO de paixão, principalmente O Castelo Animado. Tbm amei O Oceano no Fim do Caminho.
    Vc tá igual eu, cheia de projetos e desafios! hehehehehe
    Já estou meio resignada que um deles eu talvez não consiga!

    Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte e que você consiga desencalhar o máximo de livros da estante! :D

    ResponderExcluir
  3. Vou participar do desafio do Skoob que gostei mais e é mais fácil, srsrs. Boa sorte para você!!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir