segunda-feira, 16 de julho de 2012

Leite Derramado, Chico Buarque

Leite Derramado Eu tinha interesse em ler Leite derramado desde que o livro foi lançado e saiu toda a discussão sobre ele. Muitos amaram, muitos odiaram e eu, que nunca liguei muito para Chico Buarque (gosto das músicas, mas não sou chicólatra, sabem?), quis ter a minha própria opinião. Meu pai ganhou o livro de aniversário e leu. Depois a minha irmã leu também e ele ficou eternamente na minha fila. Porque, honestamente, eu tenho medo de alguns livros mais difíceis e sérios. E se eu fosse burra demais para entender? Aí surgiu o Desafio Literário e com ele veio a oportunidade perfeita para eu ler o livro que há tanto tempo tinha curiosidade de ler.

Leite derramado é sobre Eulálio, ou melhor, de Eulálio, um senhor centenário no leito de hospital. O livro é sua conversa com quem estivesse interessado em ouvir — sua filha, as enfermeiras… Ele conta sobre a decadência de sua família, o seu passado, como conheceu sua mulher, e aos poucos as memórias vão se confundindo, se repetindo, mostrando a deterioração da mente de Eulálio.

É um livro curto, contado em um tom oral muito agradável de ler. Uma leitura rápida, mas com profundidade. Eulálio, em certos pontos, me lembra Brás Cubas (mas não, eu não estou comparando Chico com Machado no sentido de qualidade): eles deveriam ser medalhões, são de famílias importantes e vivem numa sociedade em que o nome importa muito. Mas as coisas mudam, e vemos então a decadência de Eulálio e de sua família. Seu nome não importa mais.

Além da bem construída visão histórica do Brasil, outro ponto positivo é a construção das memórias de Eulálio. Confusas, repetitivas, contraditórias, assim como devem ser as memórias de um homem tão velho. Algumas pessoas se incomodaram de nunca saber a versão real do que aconteceu, mas para mim isso é bom: de acordo com o que Eulálio nos diz podemos tirar as nossas próprias conclusões. Sem certezas, mas a vida não é feita de certezas.

O meu único problema com o livro é que ele foi esquecível para mim. Uma ótima leitura, mas não me marcou. Ainda assim, por esse livro, Chico é sim um bom escritor.

3 comentários:

  1. Eu nunca li nada do Chico (na verdade, nem as músicas eu conheço direito), mas me interessei pelo livro. Parece que o autor foi feliz em reproduzir as incertezas das memórias na história.
    Título guardado para uma próxima oportunidade.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu ponto de vista da história. Fez-me ter vontade de ler o livro. Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo comentário. Está muito bem argumentado.
    Ao contrário de si este livro marcou-me, gostei bastante. Também gostei de Estorvo, mas detestei Benjamim.
    Deixo aqui o link com a resenha que fiz sobre Leito Derramado:
    http://sugestaodeleitura.blogspot.pt/2010/11/leite-derramado-chico-buarque.html

    ResponderExcluir