quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Contos, Katherine Mansfield

Contos

Oh, como tudo aquilo era fascinante! Como ela se divertia! Como gostava de sentar aqui, observando tudo! Era como uma peça de teatro. Exatamente como uma peça de teatro. (…) Todos eles estavam num palco. Eles não eram apenas a platéia, não se limitavam a assistir; eles estavam atuando. Até mesmo ela tinha um papel e comparecia todo domingo. Não havia a menor dúvida de que alguém teria notado se ela se ausentasse; afinal de contas, fazia parte da encenação. Que estranho não ter pensado antes que as coisas eram assim! E no entanto ali estava a explicação para o fato de ela fazer questão de sair de casa exatamente na mesma hora, toda semana — para não se atrasar para o espetáculo.

(Contos, p. 90)

Minha nova leitura para o Desafio Literário foi esse livro de contos da Katherine Mansfield. Foi mais uma das leituras que não estavam planejadas — minha irmã pegou o livro na biblioteca e me aproveitei. Nunca tinha lido nada da autora nem ouvido falar muito dela, ou seja, não tinha muitas expectativas.

Os contos trazem uma visão mais psicológica dos personagens, que em geral são mulheres.

Há três contos (“Prelúdio”, “Na Baía” e “A casa de bonecas”) que são sobre a mesma família. Desses, o meu favorito (e possivelmente meu favorito do livro todo) é “A casa de bonecas”, que foca nas crianças.

Enfim, não sei muito o que falar do livro. Alguns contos me cansaram um pouco, mas isso pode ser também do momento em que eu os li. Não é o tipo de livro que dá vontade de ler um conto após o outro (e talvez isso seja bom — o problema é quando eu me obrigo a lê-los em seguida) e confesso que não entendi muito bem algum deles, mas, se você gosta de contos, recomendo que dê uma chance à autora.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito do estilo da autoras, mas reconheço que não se trata de uma leitura que transcorra fluida.

    ResponderExcluir