sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues

Vestido de Noiva Minha primeira leitura para o Desafio Literário de junho, cujo tema é peças teatrais, foi Vestido de Noiva, do Nelson Rodrigues. Escolhi o livro porque já o tinha há agum tempo e também para conhecer melhor a obra do Nelson Rodrigues.

O livro é sobre Alaíde, uma mulher de classe média que foi atropelada. Ele é separado em três planos: realidade, lembrança e alucinação, que vão se mesclando e, lentamente, conseguimos entender melhor a história de Alaíde.

Não leio peças teatrais com frequência, mas também não é um gênero que eu não goste. Porém, nesse livro, as rubricas me incomodaram bastante. Praticamente todas as falas vinham com a intenção do personagem, o que irrita um pouco, até porque a maioria delas era óbvia. Porém, as rubricas também ajudaram em algum momento, por mostrar melhor como são os personagens e como eles rapidamente mudam de tom.

O livro retrata de forma interessante a sociedade brasileira rica da época e traz um humor sutil que me agradou.

Fiquei com vontade de ver uma boa encenação da peça, acredito que a peça possa crescer bastante nos palcos, apesar de parecer difícil de ser encenada, na minha visão.

3 comentários:

  1. Gosto muito desse livro e a sua resenha despertou em mim a vontade de reler :)

    Beiginhus!

    ResponderExcluir
  2. Ah... titio Nelson é assim... cru. Mandou bem hein?
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Ai, as rubricas as vezes irritam mesmo. Quero ler esse livro. As resenhas sobre ele estão bem instigantes...bjs

    ResponderExcluir