terça-feira, 20 de julho de 2010

Desafio Literário de Julho

O Senhor dos Anéis

O livro que escolhi para o desafio literário de junho foi O Senhor dos Anéis, do J. R. R. Tolkien. O tema desse mês é de livros adaptados para o cinema e como gosto muito dos filmes fiquei com vontade de ler os livros também. Eu li os três separados, mas como existe a versão completa acho que não tem problema em resenhar a série toda.

Acho que quase todo mundo já leu e/ou assistiu O Senhor dos Anéis, então a história é bem conhecida. Os livros (e os filmes, obviamente) falam sobre Frodo, um hobbit que recebe um anel de seu tio. Ele descobre que esse anel não é um simples anel, e sim o Anel do Poder, criado por Sauron. Se Sauron conseguisse recuperar seu Anel, ele dominaria a Terra-média, o lugar criado por Tolkien onde se passam alguns de seus livros. Frodo então tem que destruir o objeto, jogando-o no fogo da Montanha da Perdição, onde ele foi forjado.

Junto com Frodo vai a Sociedade do Anel, formada por Sam, Merry e Pippin, três hobbits, Gandalf, um mago, Boromir e Aragorn, dois humanos, Gimli, um anão e Legolas, um elfo. Eles se separam no fim do primeiro livro, A Sociedade do Anel. Cada um dos outros dois livros, As Duas Torres e O Retorno do Rei, é dividido em duas partes, uma contando sobre Frodo e Sam e a outra sobre o resto da sociedade. Para mim, isso foi um problema, pois eu queria saber o que acontecia com Frodo e Sam no começo do terceiro livro e tive que ler metade do livro para finalmente saber como eles estavam. Aliás, acho que o que mais me prendeu ao livro foram os personagens. Já gostava de alguns nos filmes, mas eu realmente me apeguei a eles nos livros. Gosto muito de todos praticamente, com algumas exceções, como de Frodo e de Denethor (duvido que alguém goste deste).

Sempre comentaram que os livros são muito descritivos, mas não achei tanto. O primeiro livro é o único assim. E para quem não tinha visto os filmes antes, as descrições devem ter sido muito úteis para imaginar os lugares. Eu infelizmente não tive a oportunidade de criar minha própria Terra-média e, com a exceção de algunss personagens e dos lugares do terceiro livro, por ter visto o respectivo filme há muito tempo, imaginei tudo do livro como as coisas do filme.

A leitura foi devagar, mas sempre queria ler mais. Eu achava que não ia gostar tanto dos livros, porém estava enganada. Amei o primeiro e gostei bastante do segundo. Porém, tive alguns problemas na leitura do terceiro, relacionados exclusivamente aos apêndices. Gosto da ideia do Tolkien ter criado toda a história da Terra-média, mas alguns apêndices eram só para quem é realmente interessado nisso e, bom, eu não sou. Eu sei que não é obrigatória a leitura deles, mas também não queria pulá-los simplesmente, por isso sofri um pouco no fim da leitura.

Sobre a adaptação para o cinema (contém spoilers!):

Senhor dos Anéis - filme

Como já disse anteriormente, gosto muito dos filmes da série, dirigidos por Peter Jackson. Após ler os livros, assisti novamente aos filmes para poder compará-los adequadamente.

Não há muita diferença de enredo entre os dois. Claro que os livros têm mais história que os filmes e muita coisa foi cortada, como o Tom Bombadil e o expurgo do Condado, mas acho que foi uma boa adaptação, no geral.

O que me irritou no filme foi a mudança na personalidade de alguns personagens. Faramir quer o Anel para Gondor no filme, parecendo ser semelhante a Boromir, enquanto no livro ele nem pensa em fazer isso.

E, se eu já não gosto do Frodo nos livros, ele é muito pior nos filmes. Nos livros ele é bem sensato, mas os filmes só mostram os momentos de fraqueza dele. E, enquanto ele é claramente o “líder” de Sam na hora de entrar em Mordor e na própria jornada pelas terras de Sauron no filme, chegando até a ser convencido por Gollum que o jardineiro não é digno de confiança, no livro Sam que precisa animá-lo na maior parte das vezes. Tive a impressão de que Sam é burro nos filmes e fiquei brava por isso, já que ele é o meu personagem preferido.

O filme também tem bem mais cenas do romance de Arwen e Aragorn. Não gostei muito das cenas em si e da necessidade de colocarem a Arwen em todo momento (ela não precisava ter salvo Frodo no primeiro filme, né… Por que não deixar Glorfindel salvá-lo, como no livro?), mas ao mesmo tempo achei válido eles introduzirem o romance deles desde o começo, porque no livro a Arwen mal aparece e de repente se casa com o Aragorn. E as cenas de amor que têm no livro são de Faramir e Éowyn, enquanto no filme não há nada que deixe explícito que eles estejam juntos.

Assim como no caso dos livros, gosto mais do primeiro filme, depois do segundo e por último do terceiro. Acho a jornada por Mordor muito fácil no filme. Frodo é mordido por Laracna e pego por alguns orcs, Sam mata três orcs para salvá-lo e eles saem caminhando até a Montanha da Perdição, sem muitos problemas e com muita rapidez. Essa parte no livro é muito mais detalhada, chegando até a ser um pouco cansativa.

Pelo que pude perceber, os filmes deixam alguns detalhes sem explicação (por que Denethor é tão chato com Gandalf? Não lembro se tinha alguma referência ao Palantír no último filme), mas no geral é muito bem-feito e considero a adaptação boa.

10 comentários:

  1. Oie! Td bem?
    Eu li os 3 livros antes de assistir aos 3 filmes... hehehehe...
    Realmente achei a estória muito descritiva, cansativa até. Mas acho que era a proposta do autor, criar nos míiiinimos detalhes...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu li a série pela primeira vez quando tinha 13 anos. De lá pra cá já a li algumas vezes e com o passar dos a nos absorvo um pouco mais da história, entendo mais coisas, etc. É um puta livro como obra literária, e uma puta estória. Os filmes foram excelentes adaptações mas como regra os livros são melhores. Realmente há partes um pouco cansativas mas não há como negar uma sensação de grandiosidade ao terminar de ler uma obra como essa.

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei com a impressão de que a série precisa ser relida várias vezes para ser totalmente absorvida. Tanto que eu não acho que seja exatamente um livro infanto-juvenil, o que muitos acham. É preciso de mais atenção para compreender bem a obra, nem toda criança/pré-adolescente consegue ler tão bem.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha. Eu realmente preciso reler os livros e rever os filmes, não lembro de bastante coisa :/

    Que bom que você também não gostou do Faramir do filme. Acho um absurdo o que fizeram com o personagem, que é tão bom e generoso no livro.

    Lígia

    ResponderExcluir
  5. Eu nao li os livros mas vis os filmes. Achei tudo muito cansativo. Que bom que gostou. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marília
    Boa resenha, bem detalhada...ainda não li os livros, mas vi os filmes..gostei do primeiro, mas confesso que dormi em algumas partes do segundo ou terceiro, não lembro bem...rs

    ResponderExcluir
  7. Bom, vi alguns filmes da saga e não me senti seduzida em momento algum. Acho que contribui para que eu me afastasse da obra literária. Nada que uma revisão de conceitos possa alterar.:)

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não consegui passar da primeira página. Passei mais de um ano com o livro do meu namorado aqui em casa criando poeira e nada...
    É interessante o quanto a maioria das pessoas gostam mas eu simplesmente não consegui nem simpatizar. Incompatibilidade literária talvez...

    Sua resenha ficou muito legal. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. EU sou tipo hiper mega super fã dos nehor dos Anéis...
    Não consigo me desprender...
    Os livro são perfeitos, o filme tbm..
    Não consigo achar defeitos!!!
    Ótima escolha XD

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho os livros...e quando li achei tudo muito detalhados mesmo, mas era todo um mundo novo...então faz sentido ser detalhado..Agora os filmes, eu gostei bastaaaaante...otima resenha bjsss

    ResponderExcluir