Meu livro reserva desse mês é Fala Sério, Professor!, da Thalita Rebouças.
Fala Sério, Professor! mostra as relações da protagonista Malu com os diversos professores que teve em sua vida. Mas Malu não funciona como narradora para mim. Em Fala Sério, Mãe! grande parte do livro era narrada pela mãe da Malu, por isso achei o livro mais divertido.
Malu é sem-graça. Não tem nada de tocante nem de engraçado na relação dela com os vários professores que teve.
Mas o grande defeito do livro é o mau uso das gírias. Pelo menos aqui em São Paulo não usamos metade das gírias que tem no livro. Para começar, quem aqui fala “fala sério” com tanta frequência? Fala sério, Thalita! Assim, o linguagem do livro soou bem forçada (isso pode até ser coisa regional, mas também me desagrada a ideia de ela ter escrito o livro só para cariocas).
Também achei Malu bem comum. Imagino que seja de propósito, para as pessoas se identificarem com ela, mas isso não ocorreu comigo. A linguagem é forçada e Malu também.
Na verdade, acho que o livro é para pré-adolescentes. Talvez até seja uma boa leitura para eles, mas se você tiver mais de 13 anos e quiser um livro bom (não foi o meu caso, eu sabia que era ruim mas tinha curiosidade de ler), não leia este.
Muito bom sua resenha e bem sincera quanto ao livro. Fiquei curiosa .... Beijos
ResponderExcluirEu acho essa série um tanto quanato forçada. Não faz meu gênero. A sua resenha ficou demais!
ResponderExcluirBjs