domingo, 25 de abril de 2010

Desafio Literário de Abril

Button-Desafio-literárioO livro que escolhi para o tema de abril, um escritores latino-americanos, foi Orientação dos Gatos, de Julio Cortázar. 

Orientação dos Gatos é um livro de contos que minha irmã gostou e por isso o escolhi. Não tenho muito o que falar sobre o assunto do livro, já que são contos sobre diferentes assuntos.

Eu gostaria de dizer que amei o livro, mesmo. Mas não não posso. Não é que o livro seja ruim, muito pelo contrário. Porém eu não estava no momento certo para aproveitar totalmente a leitura.

Por ser um livro de contos, não é preciso manter sempre um ritmo ou algo do tipo, mas é melhor que prestemos atenção nos mínimos detalhes para entendermos os contos de uma forma melhor.

Não foi isso que fiz. Teve contos que parei no meio e continuei depois, sempre com uma leitura desatenta. Poucos me fizeram prender a atenção e entre estes destaco Tango de volta.

Em outros casos até prestei atenção na leitura, mas não entendi o sentido do conto.

De qualquer modo, não acho que o problema seja do livro. Deu para perceber que ele tem contos ótimos. Eu é que não consegui entendê-los. Pretendo reler o livro quando for bem mais velha e espero que consiga aproveitar mais a leitura naquele momento.

6 comentários:

  1. Às vezes também me sinto assim lendo contos. Eles são mais curtos que romances e por isso mesmo acabam exigindo uma leitura mais atenta para se chegar ao seu verdadeiro significado.
    Mas admito que ando preferindo ler contos atualmente, mesmo que eu não entenda algumas coisas *burra*. Acho que não poder ler um texto de uma sentada só acaba fazendo a leitura não ser tão interessante, sei lá.

    ResponderExcluir
  2. Você em razão, marília, é melhor ler os contos sem pressa...

    Lembro que uma vez peguei emprestado os '100 melhores contos brasileiros do século' com meu irmão, e li beeem devagar; um ou dois contos de cada vez, na ordem do livro. Depois reli os que gostei mais, e assim pude apreciá-los devidamente. Por sorte meu irmão não tinha pressa em receber o livro de volta... ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marília,

    Eu não sou muito fã de livros de conto, acho que é porque quando começa a ficar bom já acabou rs

    Este que você escolheu eu não conheço e q pena que vc não gostou.

    bjoo

    Nanda (Viagem Literária)

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm nao sou muito fa de contos, historias curtas demais como diz a Nanda qdo começa a ficar bom acabou ¬¬!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse autor é criticado por sua escrita complexa...mas vale a pena lê-lo pela vasta cultura que apresenta. Gabriel García Marquez disse que queria ter sido Cortázar. Ele é muito criativo, denso, e foge do raso para fazer prevalecer o profundo. Concordo consigo. È preciso realmente apura nossas competências de leitura para compreendê-lo. Fico feliz com a sua conclusão.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. o título do livro já me ganhou :o)

    ResponderExcluir