quinta-feira, 24 de março de 2016

Anime: Shigatsu wa Kimi no Uso

Depois de um tempinho sem postar nada, pelos motivos de sempre — aquela falta de ânimo causada pela falta de tempo —, eu volto com uma resenha de um anime que vi no ano passado, porque sempre tem resenhas atrasadas para publicar.


Shigatsu wa Kimi no Uso conta a história de Kousei, um jovem prodígio do piano que abandonou os estudos do instrumento após sua mãe morrer. Quando ele conhece Kaori, uma violinista, ele é obrigado a encarar novamente seu passado e volta a tocar.

Em resumo, a história é uma mistura de Whiplash, com a busca incessante pela perfeição, com As variações de Lucy, tratando dos dilemas com o instrumento e os traumas do passado. Fiquei interessada pelo anime por causa da música, mas infelizmente ele trata de outros elementos também: é claro que tinha que haver romancinho e drama na história. E para mim eles realmente não funcionaram.


A Kaori é pouco desenvolvida e fica naquele estereótipo de personagem-feminina-livre-e-feliz-que-servirá-apenas-para-o-protagonista-se-desenvolver, estilo manic pixie dream girl. E o fato é que eu não me importei com ela, e inclusive gostei bem mais da Tsubaki, amiga de infância do Kousei que gosta dele — quem não se apaixonaria também por alguém tão sem carisma? —, porque ela é bem mais real, chegando a ser bem irritante às vezes.

O ritmo do anime é bem irregular. Eu fiquei bem interessada nos episódios que focavam nas competições,  mostrando os antigos rivais do Kousei e mais sobre o seu passado como "metrônomo humano". Cheguei a assistir quatro episódios em seguida, o que é bastante para mim, que não sou grande adepta das maratonas. Mas o anime também tem episódios arrastadíssimos e que eu queria que acabassem logo. Vi o anime, de 22 episódios, em 243 dias, o que é mais lento do que minha média para séries desse estilo.

A arte é boa, mas tenho um pouco de preguiça desse estilo de cenas bonitas com monólogo interior. Vi algumas pessoas reclamando da parte cômica do anime, enquanto eu particularmente achei os momentos leves muito melhores do que os dramáticos, que chegam a ser bregas. Minhas cenas favoritas foram as da infância e eu adoraria um anime que só focasse nisso.

Enfim, acho que parte do meu problema com Shigatsu é que o anime é muuuito elogiado e ver as pessoas se emocionando tanto só me deixou com pontos de interrogação na cabeça (e um pouquinho de raiva, admito), porque não senti nada disso. É um anime ruim? Não, mas o melodrama não me pegou — e para não dizer que eu tenho algo contra melodrama, eu adoro AnoHana

Em resumo, não é um anime que eu recomende vivamente, mas também não é ruim, e os fãs dele me incomodam mais do que a série em si.

Avaliação final: 3/5

2 comentários:

  1. Também achei o anime mais fraco do que eu esperava. A arte é bonita, ele tem alguns momentos muito bons, mas faltou sutileza e a maioria dos personagens é bem sem graça (para não dizer irritantes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema com animes é: a maioria tem tanto potencial mas acaba decepcionando, sem a profundidade que eu esperava :(

      Excluir