quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Flipped, Wendelin Van Draanen

Flipped I’d spent so many years avoiding Juli Baker that I’d never really looked at her, and now all of a sudden I couldn’t stop. This weird feeling started taking over the pit of my stomach, and I didn’t like it. Not one bit. To tell you the truth, it scared the Sheetrock out of me.

Então o tema do Desafio do Tigre desse mês é amor. Um tema tão simples e tão fácil. Mas aí eu tinha um monte de opções e fiquei na dúvida do que ler. A sorte — ou azar — é que esse foi um mês pesado com outras leituras, e acabei tendo que selecionar um livro curto e leve de forma arbitrária. E acertei em cheio, porque Flipped é uma gracinha.

O livro conta sobre a relação de Bryce e Juli. Na primeira vez em que os dois se encontraram, antes da segunda série começar, Juli gruda em Bryce e ele fica assustado. Os dois são vizinhos e passam a estudar na mesma sala, o que deixa a garota muito animada. Bryce, porém, a acha uma obcecada, e tem medo dela. Aos poucos, conforme eles crescem, as coisas começam a mudar e viram de cabeça para baixo.

Flipped é contado pelo ponto de vista dos dois protagonistas, intercalando um capítulo do Bryce com um da Juli. Gostei bastante dessa forma de narrativa porque dá para ver claramente o que cada um pensa do outro e como cada um vê os acontecimentos. É bom também porque a autora conseguiu criar duas vozes bem distintas. Bryce é bem informal e a narração de Juli é um pouco mais séria, embora não deixe de ser engraçada às vezes.

O livro me lembrou bastante daquele filme ABC do amor, por mostrar o amor do ponto de vista infantil, e tem um clima muito forte de comédia romântica, do tipo que tem momentos que você torce para o casal, e aí dá tudo errado e você fica com muita raiva de um personagem, até que algo acontece e você gosta dele de novo… Enfim, o livro não surpreende tanto na estrutura básica do enredo, mas tem aspectos que fogem um pouco do clichê de romance. Como os personagens de Flipped passam da infância à adolescência, conseguimos ver o amadurecimento deles no período e como são suas relações com a família, que ocupa um papel quase central no livro.

Se eu tivesse que dizer um ponto negativo na história, eu diria que faltou falar um pouco das amizades escolares dos personagens. Não entendi direito quem Bryce é na escola, se ele é só um cara qualquer, se é o mais popular… Em cada capítulo eu entendia algo diferente, o que me deixou confusa. E parte de mim ficou decepcionada com o final, porque ele deixa várias coisas em aberto e eu queria tanto saber mais coisas sobre os personagens… Mas meu lado racional gostou bastante do fim. 

Enfim, recomendo Flipped para quem gosta de infantos-juvenis e de leituras leves e fofas. O livro não tem tradução para o português, infelizmente, mas pelo menos tem uma adaptação para o cinema, chamada O primeiro amor, que eu pretendo ver em breve.

Avaliação final: 4/5

Um comentário:

  1. Parece ser uma fofura, fiquei com vontade de ler! (e a capa é simpática)

    ResponderExcluir