sexta-feira, 2 de maio de 2014

TAG: Os sete pecados literários

Adoro ler e fazer tags, mas tenho preguiça de tirar fotos ou pegar imagens para poder postar as tags no blog. Enfim, essa tag é muito velha, mas é curta e fácil de responder. As fotos estão em qualidade ruim, mas são melhores do que nada, né?

1- Ganância: Qual o livro mais caro da sua estante? E o mais barato? Ganância Estou considerando aqui só os livros que eu paguei com meu dinheiro, que não são tantos assim. Os mais baratos são Ratos e Vaclav & Lena, que custaram um pouco menos de quatro reais (algo tipo R$3,95?) em uma promoção do Submarino e eu ainda não li. O mais caro é A fantástica vida breve de Oscar Wao, que custou uns quarenta e oito reais e eu comprei há uns cinco anos. Hoje eu relutaria muito antes de pagar isso em um livro, sabendo que é bem capaz de ele entrar em promoção depois que o comprasse… Mas este valeu a pena, gostei muito dele.

2- Ira: Com qual autor você tem uma relação de amor e ódio?

Ira De primeira não pensei em ninguém, mas depois ficou muito claro: com o Jostein Gaarder. Gosto de algumas histórias dele, mas às vezes ele exagera na filosofia e em vez de ser uma narrativa o livro vira didático. Dos livros que tenho, que estão na foto, gosto dos da esquerda e não gosto dos da direita.

3- Gula: Que livro você devorou sem vergonha nenhuma?

Gula Não pensei em nenhum livro especial, mas a verdade é que devorei um monte de YAs recentemente mesmo que devorar para mim seja só ler mais de cem páginas por dia, no máximo duzentas… Vejo muita gente lendo livros de quinhentas páginas em um dia, mas isso não é para mim. Então voltei bastante ao tempo e lembrei das Desventuras em série. Eu pegava um livro da série na biblioteca da escola, voltava para casa às seis da tarde e já tinha acabado de ler antes do jantar. São livros curtos e com letra grande, mas ficam como memória de uma época em que eu realmente devorava livros.

4- Preguiça: Que livro você negligencia há anos por pura preguiça?Preguiça Qualquer livro com mais de quatrocentas páginas! Eu preciso de muito incentivo para ler livros grandes, ainda mais quando eles têm letra pequena ou são difíceis/sérios. Então peguei Crime e castigo, que é um livro que eu tenho muita vontade de ler, mas muita preguiça também, e Jonathan Strange & Mr. Norrell, que é um livro da época que eu lia muito mais, que quase não tinha outros livros na fila, mas mesmo assim ainda não li…

5- Orgulho: Que livro você tem orgulho de ter lido?

Não consigo escolher um específico, então acho que todos… Não sou muito orgulhosa no sentido literário ou talvez o seja demais, mas com vários livros e não só um.

6- Luxúria: Que atributos você considera mais atraentes nos personagens?

Outra pergunta que me deixa em dúvida. Costumo gostar de personagens bonzinhos e fofos, mas às vezes os acho melosos demais… Varia muito de livro para livro. Mas sei que é difícil eu gostar de personagens controladores, ciumentos ou muito egoístas.

7- Inveja: Que livro você inveja nas prateleiras das livrarias?

Habibi Habibi! Eu quero ler esse livro desde que foi lançado, mas é muito caro e é difícil de achar em promoção. E eu quero tê-lo, não adianta pegar na biblioteca. Já vi por metade do preço na Festa do livro da USP, mas o estande da Companhia das Letras estava cheio e eu não tenho paciência para entrar em muvuca. Mas espero que continue tendo esse ano e aí eu vou em algum momento mais vazio para comprá-lo.

Um comentário:

  1. Tem que ler o Jonathan Strange, poxa u__u (também tenho preguiça em relação a ele, mas no meu caso seria preguiça de reler).

    ResponderExcluir