terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Em chamas, Suzanne Collins

Em Chamas

Atenção: Esse post contém spoilers do primeiro livro!

Tenho saudades da minha antiga vida aqui. Nós mal conseguíamos nos manter vivas, mas sabia onde me encaixava, sabia qual era o meu lugar na trama bem-urdida que era a nossa vida. Gostaria muito de poder voltar para cá porque, olhando o passado, ela parece tão segura em comparação à que vivo agora, sendo tão rica e tão famosa e tão odiada pelas autoridades da Capital.

                                                                                                           (Em chamas, p. 13)

Em 2010, li Jogos vorazes. Gostei bastante, mas é do tipo de livro que se gosta enquanto lê, que não dá para largar. Depois de ler, eu meio que já esqueci dele. Quer dizer, não consegui esquecer, porque o livro foi um sucesso, virou filme, etc e tal. Continuei com a vontade de ler os outros volumes, mas não tão grandes assim para comprar o livro. Descobri que tinham muitos exemplares nas bibliotecas municipais, mas eles quase sempre estavam pegos onde eu e minha irmã frequentamos. Aí um dia, por sorte,minha irmã achou um exemplar na biblioteca.

Em chamas mostra Katniss e Peeta como vencedores dos últimos Jogos. Eles têm que fazer uma viagem entre os distritos, a Turnê dos Vitoriosos, e Katniss vai percebendo que, graças a ela e a seu gesto desafiador, as coisas não estão muito bem para a Capital. Há uma chance grande de ocorrerem levantes e rebeliões nos distritos. O clima de repressão aumenta, então, até ser anunciada a próxima edição dos Jogos Vorazes, com tributos vencedores das edições anteriores. Sem opção, Katniss tem que entrar na arena novamente, sem saber se vai voltar de lá.

Bom, o livro começa com uma parte mais política e também mais sentimental. Katniss fala sobre como estão suas relações com as pessoas do seu distrito depois que voltou dos jogos, se encontra muito confusa em um (entediante e previsível) triângulo amoroso e não sabe o que fazer diante das ameaças da Capital. Esta parte é interessante, mas achei um pouco arrastada demais, porque a Katniss estava muito egoísta e indecisa (fazia um plano se achando a gênia, aí mudava de ideia porque percebia que o plano era ruim) e fiquei com mais raiva dela do que já fico normalmente.

Fiquei ansiosa esperando pelos Jogos mas eles demoraram muito para chegar e passaram muito rápido, além de não serem especialmente marcantes (mas eu não sei o que eu estava esperando, porque também não acho os jogos no primeiro livro grande coisa). O que valeu a pena foram os novos tributos, com personagens interessantes como Finnick, Johanna e Mags, que mesmo não sendo muito desenvolvidos têm o seu carisma.

Acho que o livro é uma boa sequência, realmente não parece ter sido feita só por dinheiro ou algo assim. Tem algumas coisas que eu achei estranhas/forçadas ou não gostei, especialmente o final, mas talvez o terceiro volume deixe algumas coisas mais claras.

Enfim, acho que o livro cumpre bem o seu papel de entreter e traz também alguma reflexão. O fato de Katniss ser a narradora meio que me irrita e imagino que se eu provavelmente lesse todos os livros em sequência ficaria muito de saco cheio dela, mas mesmo assim o livro conseguiu me prender, porque eu estava curiosa para saber como ia terminar. Talvez se eu tivesse visto o filme antes o livro perderia a graça. Quero ver se a leitura do último volume será pior porque já sei de alguns spoilers…

Avaliação: 3,75/5 (eu não sabia se dava 3,5 ou 4)

Um comentário:

  1. Acho que suas reclamações novamente fizeram efeito em mim, e acabei não achando a Katniss irritante. Gostei bastante do livro, mas a parte na arena foi meio corrida.

    ResponderExcluir