sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade

Sentimento do Mundo

Para terminar o Desafio Literário de 2012, li Sentimento do Mundo, do Drummond. A escolha se deu por um motivo simples: FUVEST (sim, só deixei para ler agora).

O livro é curto e tem poemas sobre a sociedade, a guerra, o envelhecer… Tem alguns dos poemas mais famosos do Drummond, como “Sentimento do mundo” e “Os ombros suportam o mundo”. São poemas mais maduros e reflexivos.

Eu não sou muito fã de ler livros de poemas assim, tudo em seguida. Acho estranho, não me concentro e não consigo refletir sobre cada poema. Mas é o jeito e isso não acontece frequentemente, até porque continuo não gostando tanto de poesia. O livro tem poemas que me agradaram bastante (“Dentaduras duplas”), poemas que estão prontos para serem analisados na escola (“Mãos dadas” caiu em uma prova minha), poemas comuns, poemas que eu não entendi…

É essencial para quem quer conhecer Drummond, mas se o seu negócio não é poesia sua opinião provavelmente não vai mudar ao ler o livro.

Um comentário:

  1. Também não gosto de ler livros de poemas em seguida. Acabo confundindo tudo, esquecendo...

    Do Drummond só li A Rosa do Povo, que caía na Fuvest na minha época. Não lembro de quase nada.

    ResponderExcluir