segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Árvore dos Desejos, William Faulkner

Árvore dos Desejos

Após um tempo sem postar, voltei ao Desafio Literário (e espero recuperar o tempo perdido: logo vem uma resenha atrasada… É só eu terminar de ler o livro).

Bom, o Desafio Literário de outubro é sobre ganhadores do Nobel e como primeira leitura escolhi um livro do Faulkner, que recebeu o prêmio em 1949.

A Árvore dos Desejos é sobre Dulcie, uma garota que acorda no dia do seu aniversário e vive aventuras ao lado de seus amigos e de um menino ruivo chamado Maurice, que os convida para procurar pela árvore dos desejos.

A história, para mim, está na linha entre o real e o fantástico. É fantástico, mas não tanto. O livro tem mais um tom de lenda.

A leitura foi rápida e divertida, adorei voltar a ler um livro infantil ótimo e mais tradicional, se posso dizer assim. O livro tem por volta de cinquenta páginas, com ilustrações. Imagino que deva ser lido por crianças a partir de uns oito, nove anos, por ter bastante texto. Mas nada impede que o texto seja lido para crianças menores ouvirem, ou mesmo recontar a história para elas, pois a história se sustenta sozinha.

A única coisa que não gostei muito na leitura foi o tom moral demais no fim do livro. Os ensinamentos são válidos, mas são exageradamente descarados. Não sei se só hoje isso me incomoda ou se quando eu era menor me irritaria também, mas é também uma opinião bem particular — há muita gente que prefere livros puramente educativos.

Sobre a escrita de Faulkner não tenho muito a dizer. Achei-a simples, válida e boa para um livro infantil, embora algumas estruturas das frases me soaram um pouco artificiais, mas isto pode ser devido à tradução.

O livro é da Cosac Naify, portanto a edição é ótima (e cara!). O interior do livro é lindo, algumas páginas são roxas e outras brancas, e até a fonte é legal. Isso sem contar as ilustrações, que complementam a história mas já são incríveis por si só:

ÁrvoreEnfim, recomendo A Árvore dos Desejos para quem gosta de literatura infantil e fica a minha curiosidade para ler adulto do Faulkner.

2 comentários:

  1. Que bom que você gostou do livro! Achei que você não gostaria muito.

    E a edição é muito bonita mesmo :3

    ResponderExcluir