quinta-feira, 21 de julho de 2011

Binno Oxz e o Clã de Prata, Fábio Henckel

Binno Oxz e o Clã de Prata

Minha terceira leitura para o Desafio Literário de junho foi Binno Oxz e o Clã de Prata, do Fábio Henckel. Este livro não estava na minha lista original, mas uma amiga minha me emprestou e eu decidi matar a minha curiosidade a respeito do livro, criada porque eu conheci o autor no Bienal e ele tinha alguns gostos em comum comigo (Desventuras em Série e Um Grande Garoto. Livros comuns, mas é raro um escritor juvenil dizer que gosta do Nick Hornby tão rapidamente).

O livro é sobre Binno Oxz (dã), um jovem que viveu a vida toda num internato em Uttopy. Ele gosta muito de informática e um dia cria um software de inteligência artificial (IA) para poder participar de um RPG. Porém, esse IA põe todo o mundo em perigo e por isso Binno acaba indo parar em outra cidade, onde ele faz novas amizades e vive novas aventuras.

A leitura foi rápida e divertida, porém tem vários aspectos do livro que eu não gostei.

Primeiro, há muitas semelhanças com Harry Potter. Tudo bem, eu vejo semelhanças com HP em quase qualquer livro infanto-juvenil recente, mas isso não deixa de incomodar. Os dois livros têm um formato parecido: uma introdução ao mundo onde vivem, já com pequenas aventuras; um período de aulas, que é minha parte favorita e uma grande aventura no final, que é a parte mais chata. Além disso, Binno Oxz também tem um esporte diferente, professores chatos com matérias semelhantes e até escadas saltitantes, por exemplo.

Além disso, eu não gostei muito das cenas de ação do livro. O jogo de shockey não foi bem descrito e toda a parte final me pareceu fácil demais, um pouco forçada.

Apesar do projeto gráfico do livro ser muito bom, a revisão podia ser melhor. Muitas vírgulas desnecessárias (separando sujeito do predicado, verbo do objeto… Não é nem que isso dê um tom mais informal pro texto, simplesmente soa errado e só), algumas palavras que deviam ter acento não tinham, muita repetição de palavra ou pronomes confusos… Enfim, não duvido que até eu faria uma revisão melhor.

Os personagens do livro, no entanto, são bem desenvolvidos e interessantes. Gostei bastante do Orion…

Eu recomendo o livro para fãs de juvenis, pois, apesar dos problemas, a leitura vale a pena.

Um comentário:

  1. Deve ser bem divertido para a galera mais jovem. Eu já curti mais ler livros infanto-juvenis. Hoje, tenho passado...bjs

    ResponderExcluir