sexta-feira, 29 de abril de 2011

Feios, Scott Westerfeld

Feios

Tally Youngblood é feia. Prestes a completar dezesseis anos, espera ansiosa por sua operação, que a tornará perfeita. Assim, ela poderá viver em Nova Perfeição, cheia de gente bonita à sua volta com muitas festas e diversão. Porém,sua amizade com Shay, outra feia, pode pôr em risco tudo aquilo que Tally sempre sonhara e até mesmo mudar seus pensamentos em relação àquilo que deseja.

Feios, do Scott Westerfeld, foi a minha terceira leitura do Desafio Literário de abril. Escolhi esse livro pela sinopse mesmo, por ser uma distopia juvenil e que propõe algo um pouco diferente. Seu foco não é político. E é aí que está a principal falha do livro, na minha opinião.

Feios traz um reflexão sobre a ditadura da beleza, mas não de forma satisfatória. O que ele nos diz é óbvio. As críticas mais evidentes não espantam ninguém. Falar que nós estamos destruindo o meio ambiente e que a anorexia é ruim chega a ser clichê.Talvez não tanto em um livro para adolescentes que em teoria não é para ser educativo, mas a forma como ele critica é rasa. Até o meio do livro, não houve nada que me fizesse simpatizar pelo mundo criado pelo autor e pela história em si. Felizmente, a parte final conseguiu me deixar com uma impressão não tão negativa.

Mesmo assim,os personagens, em sua maioria, são chatos. Tally é burra demais, Shay é rebelde demais, Peris é idiota. Mas aí temos David, um personagem feito para cair no gosto das garotas. E caiu no meu. Apesar de ser bem clichê, ele tem a sua simpatia e a história se transforma quando ele aparece e os segredos, apesar de também serem óbvios, são revelados.

Este foi o segundo livro do Scott Westerfeld que eu li e não gostei muito. Além das histórias sem muita graça, o estilo do autor não me agradou. Enfim, apesar de tudo, talvez eu leia a continuação, pois o final me deixou curiosa para o próximo.

2 comentários:

  1. Também li Feios para o Desafio Literário deste e mês e tive uma opinião bem parecida com a sua. Achei a crítica do livro bem superficial, nada de novo e nem uma questão mais polêmica. O aspecto político que é o que mais aguardo neste tipo de literatura é inexistente.

    Os personagens também são entediantes e, ao contrário de você, não gostei nem do David - o achei meio cretino. Estilo: "Estou pegando a Shay, só esqueci de avisar para a garota que não é nada sério."

    Estou cansada dessa superficialidade encontrada nos livros YA, me irrita um pouco =/

    De qualquer forma, eu resenhei Perfeitos. Caso você esteja em dúvida se vai mesmo lê-lo ou não, talvez isso possa te ajudar...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, uma ótima resenha e uma participação brilhante. Quanto ao livro, acho que não seja do meu interesse.

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir